Palestra na UMJ destaca avanços e importância do Patient Blood Management (PBM) 

WhatsApp Image 2025-04-29 at 21.18.23

O auditório do Centro Universitário Mario Pontes Jucá (UMJ) recebeu, nesta terça-feira (29), a palestra “PBM: o Futuro da Transfusão”, com o objetivo de conscientizar universitários, professores e convidados sobre a importância do Patient Blood Management (PBM) — numa tradução livre, Gestão do Sangue do Paciente. Trata-se de uma abordagem médica multidisciplinar e centrada no paciente, que busca otimizar o uso de transfusões por meio de práticas seguras, racionais e eficazes na área da saúde.

O PBM envolve estratégias como a avaliação individualizada da necessidade de transfusão, a minimização da perda de sangue e a otimização da produção de hemácias pelo próprio paciente. Ao empregar esses conceitos, profissionais da saúde promovem melhores resultados clínicos, redução de riscos, menor tempo de internação e recuperação mais rápida. O modelo também contribui para o uso consciente dos recursos disponíveis e para a atualização de condutas com base em evidências científicas.

A palestra foi conduzida por dois profissionais com vasta experiência na área. Danilo Cerqueira é biólogo, pós-graduado em Direito Médico e da Saúde, com formação continuada e especialização em Hematologia. É mestre e doutor pela UFAL, professor do IFAL desde 2012 e coordenador do curso PBM no IFAL para o biênio 2024-2025. Já Cristiano Marques Binas, também biólogo, é professor de disciplinas de Segurança e Saúde do Trabalho, pós-graduado em Engenharia Ambiental, pós-graduando em Hematologia e atual presidente da COLIH (Comissão de Ligação com Hospitais).

A iniciativa também contou com materiais informativos espalhados pelas dependências da UMJ, fortalecendo a mobilização em torno da importância do PBM no contexto acadêmico e assistencial.

Compartilhe nas redes sociais