Semana da Extensão da UMJ: Um Evento Transformador que Superou as Expectativas

5-1

No dia 07 de junho de 2024, o último dia da Semana da Extensão da UMJ, foi marcado por momentos de serviço à comunidade, envolvimento acadêmico e emoção na divulgação dos resultados da Avaliação dos Trabalhos Científicos. Este evento superou todas as expectativas e consolidou a UMJ como um polo de transformação social e excelência acadêmica.

Manhã de Serviços à Comunidade

Em uma parceria com o Procon-Maceió, a manhã foi dedicada à prestação de serviços essenciais para a população. A UMJ disponibilizou cortes de cabelo, renegociação de dívidas, e procedimentos odontológicos e nutricionais. Esses serviços foram amplamente elogiados pelos beneficiários, demonstrando o compromisso da universidade em servir a comunidade de maneira prática e direta.

Atividades Extensionistas para Crianças

Durante a tarde, os cursos de Nutrição e Educação Física promoveram atividades lúdicas e educativas para crianças. A participação entusiasmada dos pequenos nas oficinas de alimentação saudável e nas atividades físicas reforçou a importância da educação preventiva e do incentivo a hábitos de vida saudáveis desde cedo.

Premiação dos Trabalhos Científicos

O ponto alto da noite foi a entrega dos resultados da Avaliação dos Trabalhos Científicos. O auditório da UMJ foi palco de celebração e reconhecimento dos esforços acadêmicos dos alunos. Os premiados foram:

• Certificado de Excelência – Ciências da Saúde:
    • Curso Nutrição: Ádson Wíllamis Ferreira da Silva, Dyanna Karollyne Albuquerque de Melo Nunes, Gleison Lopes de Oliveira.
    • Título do trabalho: Associação entre Ansiedade, Adição por Alimentos e Atividade Física com o Consumo de Alimentos Ultraprocessados de Estudantes Universitários.
    • Professor orientador: Mateus de Lima Macena.
  • Certificado de Excelência – Ciências Humanas:
    • Curso Psicologia: Ana Roberta da Silva Azevedo, Maria Yasmim Araújo de Moura.
    • Título do trabalho: As Contribuições da Psicologia Escolar e Educacional no Processo de Inclusão de Estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
    • Professora orientadora: Raíssa Matos Ferreira.
  • Certificado de Excelência – Ciências Exatas:
    • Curso Engenharia Civil: Everton Sidney Oliveira Bezerra.
    • Título do Projeto: Prevenção de Eventos Extremos de Chuvas, em São José da Laje/AL, através de Muro de Contenção.
    • Professor orientador: Josemildo Verçosa de Araújo Júnior.
  • Certificado de Excelência – Ciências da Saúde:
    • Curso Nutrição: Keilanny Joicy dos Santos Lima Soares, Carla Karoline Inácio dos Santos, Letícia Maria O. de Melo.
    • Título do Projeto: Avaliação dos Hábitos Alimentares e de Vida dos Profissionais de Saúde dos Hospitais Públicos de Maceió/Alagoas.
    • Professora orientadora: Palloma Krishna Araújo Alves Costa.
  • Menção Honrosa – Curso Direito:
    • Alunos Premiados: Tamara Feitosa Ramos Dória, Letícia Moraes dos Santos, Lícia Cabral da Silva, Emanuel Brauna Gomes da Silva.
    • Título do Projeto: Atendimento Não Revitimizatório com Perspectiva de Gênero para Universitárias.
    • Professor orientador: Lívya Ramos Sales Mendes de Barros.

Atividades Esportivas e Participação Estudantil

A Semana da Extensão também destacou a importância dos esportes e da prática de atividades físicas. A participação dos alunos dos cursos de Educação Física e do setor de Esportes e Lazer foi fundamental para a promoção de um ambiente saudável e dinâmico. Os estudantes puderam aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades pedagógicas e enriquecendo a experiência dos atletas das diversas modalidades presentes.

Encerramento e Agradecimentos

O encerramento da noite contou com uma roda de conversa intitulada “Simpósio Multidisciplinar: Descomplicando o Autismo”. A participação da autista adulta Junny Freitas, compartilhando suas experiências de forma precisa e emocionante levou a todos a profundas reflexões e alto níveis e conhecimento e também tivemos a palestra sobre a sexualidade dos autistas, conduzida pela Coordenadora de Psicologia da UMJ Silvana Paula, esses foram momentos de profunda conscientização e aprendizado.

O reitor Mário César destacou a importância da Semana da Extensão e elogiou a perfeita execução de todas as atividades. Ele anunciou que o evento será continuado, enfatizando o compromisso da UMJ com a extensão universitária. A pró-reitora de Extensão, Palloma Araújo Costa, expressou gratidão e orgulho pelo sucesso do evento, agradecendo a todos os envolvidos, desde a equipe da PROEX até a reitoria, coordenadores e toda a comunidade acadêmica.

A Semana da Extensão da UMJ não apenas superou as expectativas, mas também reafirmou a missão da universidade de promover o crescimento pessoal e profissional dos alunos e servir à comunidade com dedicação e excelência. As portas da UMJ continuam abertas para novas oportunidades e desafios, impulsionando sempre a transformação social e acadêmica.

4o