Semana da Extensão na UMJ destaca valor da pesquisa e integração com a comunidade

aquuuu

O dia 04 de junho de 2024 se tornou uma data histórica para o cenário acadêmico UMJ, onde foi marcado por realizações notáveis e celebração do compromisso com a excelência acadêmica e pesquisa inovadora. Neste segundo dia da Semana de Extensão, a UMJ não apenas destacou o valor da pesquisa, mas também fortaleceu os laços com a comunidade, evidenciando sua missão de ser um caminho de conhecimento e progresso.

Desde as primeiras horas da manhã, a energia do evento foi contagiante. O Grupo de Idosas da Pestalozzi deu início às atividades com uma apresentação cultural cativante, enriquecendo o ambiente com sua arte e história. Ao mesmo tempo, a Biblioteca abrigava uma impressionante exposição de Trabalhos Acadêmicos em pôsteres, revelando o empenho dos estudantes da UMJ na busca por conhecimento e inovação.

À medida que o dia avançava para a noite, a atmosfera de entusiasmo só crescia. Os alunos do curso de Educação Física compartilharam suas vitórias nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), demonstrando não apenas talento atlético, mas também dedicação exemplar. A aula de Funcional no pátio, liderada por profissionais da renomada Academia Motivação, incentivou hábitos saudáveis e ressaltou a importância do bem-estar físico.

Enquanto isso, as tendas das Ligas de Enfermagem forneciam serviços e informações essenciais sobre saúde, destacando o compromisso da universidade com o cuidado comunitário e a promoção da saúde pública.

No coração do evento, o auditório abrigou discussões de alto nível sobre a relevância da pesquisa para os alunos de graduação. A palestra da Prof.ª Dr. Ellen Karla Nobre iluminou a importância da pesquisa não apenas como um meio de avanço acadêmico, mas também como uma jornada de autodescoberta e crescimento pessoal.

As Apresentações de Trabalhos Científicos na Modalidade Oral deram voz aos estudantes, permitindo que compartilhassem suas descobertas e contribuições para a comunidade acadêmica. Este foi o Segundo Seminário de Iniciação Científica da UMJ, onde os alunos apresentaram seus trabalhos para avaliadores internos e externos, competindo pelo prestigiado Prêmio de Excelência Acadêmica 2024.1.

Palloma Araújo Costa, pró-reitora de extensão da UMJ, enfatizou a importância dessas iniciativas, ressaltando o compromisso da universidade em fomentar a pesquisa e reconhecer o esforço dos estudantes e professores. “Com dois editais de iniciação científica por ano, a UMJ proporciona bolsas e incentivos para que os projetos possam florescer, estimulando uma cultura vibrante de pesquisa e descoberta. Neste semestre, mais de 10 trabalhos foram submetidos para a iniciação científica, demonstrando o fervor acadêmico que vive diariamente a UMJ e independentes de serem bolsistas ou não bolsistas, os alunos seguem empenhados impulsionando o progresso e mostrando um verdadeiro compromisso com a seus projetos, sendo este feito, partilhas de orgulho e um grande diferencial para a UMJ, compartilhou a pró- reitora de extensão.”

Ao premiar os alunos com o certificado de Excelência Acadêmica, a UMJ não apenas reconhece suas conquistas, mas também os inspira a continuar trilhando os caminhos da pesquisa e do conhecimento. Este evento não só celebra o talento e dedicação dos estudantes, mas também solidifica o compromisso da UMJ em liderar o avanço acadêmico e contribuir para um futuro de descobertas inovadoras e transformadoras.