FAT e SEMED promovem encerramento da 3ª turma do curso de Formação em Gestão Escolar
A Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promoveu, no dia 10 de novembro, em solenidade realizada no auditório do Senai Poço, o encerramento da terceira edição do curso de Formação em Gestão Escolar ministrado, na modalidade Educação a Distância, para um grupo de 260 professores da rede municipal de educação candidatos a diretores e vice-diretores das escolas. As aulas tiveram início em setembro.
“O curso nasceu a partir da redemocratização do País por meio da qual os gestores de escolas públicas seriam escolhidos por eleição. Com o passar do tempo, surgiu a necessidade de formar esses gestores como forma de melhorar o processo de gestão das instituições, uma formação que está sendo ministrada, há 3 anos, pela Fapec, por meio da FAT. Participar do processo de formação dos futuros gestores é, para nós, uma honra”, explica Mário César Jucá, Diretor Geral da FAT.
Durante a solenidade de encerramento do curso, foi realizada uma palestra com Paola Barbieri, coordenadora local do projeto Semed/PNUD, responsável pela elaboração do Guia Prático de Gestão Escolar, documento que norteou o curso. “O guia foi organizado para oferecer subsídios à prática dos gestores nas escolas da rede municipal de Maceió e faz parte da construção da política educacional do município. A parceria com a FAT é muito importante para que a Semed continue aperfeiçoando essa formação”, salientou a palestrante.
Gláucia Marinho, coordenadora do curso de Pedagogia da FAT, reforça a importância da parceria que tem elevado a qualidado do ensino, em Maceió. “Não estamos falando apenas da gestão da escola, mas da gestão da aprendizagem, quando o professor dá início a essa atividade para, em seguida, assumir o cargo de diretor de uma escola”, pontua. Opinião compartilhada por Juliana Omena, Diretora de Ensino da FAT. “É um curso que proporciona muitos ganhos de conhecimento e avalia o candidato por meio de um projeto de intervenção, o mesmo que será utilizado por ele para concorrer à vaga”, complementa.
Rosilene Nascimento e Dilma Marques são professoras da rede municipal de ensino. Segundo elas, o curso superou as expectativas. “O rico conteúdo e a interação com os mediadores fizeram a diferença”, destaca Rosilene. “O curso agregou muito conhecimento à minha atuação como professora e me abriu a visão sobre a gestão escolar”, ressalta Dilma.
Para a Coordenadora de Gerenciamento e Organização Escolar da Semed, Marta Palmeira, o curso vai além de uma exigência da lei. “O curso é pré-requisito obrigatório para o registro de candidaturas. Iniciamos essa parceria com a FAT em 2015, esta que vem sendo aprimorada a cada edição a fim de garantir a melhor formação para os futuros diretores e vice-diretores das nossas escolas”, finaliza.
Compartilhe nas redes sociais