FAT participa da primeira edição do projeto APM Cidadã

A FAT participou, no dia 13 de setembro, da primeira edição do projeto APM Cidadã, realizado pela Academia da Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM) com o objetivo de aproximar a PM da sociedade. O evento foi realizado na Comunidade São Sebastião, localizada no bairro do Prado, parte baixa de Maceió, onde os alunos dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Odontologia e Fisioterapia, sob a supervisão dos professores, ofereceram serviços gratuitos de promoção à Saúde, como avaliação nutricional, análise sensorial, orientações nutricionais, teste de glicemia e aferição de pressão arterial, busca ativa de lesões de cárie e atividades preventivas, como aplicação de flúor e orientações de higiene oral.

“A ação promove ao estudante um momento de interação com a população, na observação do ser humano, avaliando suas necessidades, educando e orientando sobre os cuidados necessários. É uma grande satisfação participar desses momentos”, relata Ricardo Marinho, coordenador do curso de Odontologia da FAT. Sentimento compartilhado por Gilney Cavalcanti, aluno do 8. ° período de Odontologia. “Eu pude vivenciar tudo o que tenho visto em sala nos últimos anos, além de ouvir e atender às necessidades dos pacientes. Ações como essas acentuam, ainda mais, a minha paixão pela profissão que escolhi”, destaca.

A equipe de basquete da instituição também marcou presença, promovendo um momento de interação com as crianças da comunidade e protagonizando um amistoso com os membros da academia de polícia. Para o atleta David Silva, que também é aluno do curso de Fisioterapia, a experiência foi enriquecedora. “O esporte me proporcionou uma mudança de vida, de comportamento, de perspectivas… E é isso que quero deixar para essas crianças: a possibilidade de vivenciar momentos únicos e a esperança por dias melhores”, pontua.

Para Erivaldo Silva “Shampoo”, coordenador de esportes da FAT, “eventos como esses reforçam os valores que norteiam o trabalho da faculdade, como o compromisso social, além de ser uma oportunidade de colocar os alunos em contato com diversos públicos”, destaca. “São vários benefícios à comunidade proporcionados por essa parceria. Sou grato a todos os parceiros e, em especial, à FAT, que desde o início entrou de cabeça e apoiou o nosso projeto”, comemora o coronel Carlos Luna, comandante da APMSAM.