FAT realiza II Seminário em Alusão ao Dia do Assistente Social

Os alunos do curso de Serviço Social da FAT participaram, na última terça-feira (22.5), do II Seminário em Alusão ao Dia do Assistente Social, que é celebrado em 15 de maio. O evento foi realizado no auditório do Conselho Regional de Psicologia, no bairro do Farol, e discutiu temas como o cotidiano, os desafios da categoria e a análise da conjuntura social e política do País. “Essas atividades possibilitam ao aluno vivenciar a prática da profissão por meio da experiência de profissionais de renome, além de despertar neles o senso crítico’’, explica a coordenadora do curso de Serviço Social da FAT, Karoline Lamenha.

Andrêssa Amorim, Assistente Social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), apresentou ao público os desafios da profissão desde a formação ao exercício profissional. “Os futuros assistentes sociais precisam conhecer a atual conjuntura e compreender como esse cenário interfere na nossa profissão’’, explica Andrêssa. A aplicação de políticas públicas em momentos de crise também esteve em discussão com a palestra de Albani Barros, Mestre em Serviço Social. “Os programas socais também fazem parte do nosso trabalho e, por isso, é necessário debater sobre os períodos de crise e os repasses de verbas para esses programas’’, explica Barros.

Para a aluna do 4.° período do curso de Serviço Social da FAT, Cleise Santos, o evento despertou um olhar crítico sobre a profissão. “A vivência dos profissionais convidados fortalece o que estamos vendo em sala de aula’’, salienta a aluna. “O objetivo desse evento é ampliar as discussões de sala de aula e contemplar os assuntos levantados pelo Conselho Federal de Serviço Social”, esclarece a professora do curso de Serviço Social da FAT, Maricelly Costa.