FAT sedia II Simpósio Nacional de Educação e Inspeção Educacional

A Unidade Barro Duro da FAT foi sede, nos dias 16 e 17 de maio, para o II Simpósio Nacional de Educação e Inspeção Educacional (II SINEIE), evento idealizado pela Associação dos Inspetores Educacionais dos Sistemas de Ensino de Alagoas (Asiseal) que discutiu “A democracia como prática de liberdade: luta e resistência”.

“A FAT possibilitou reunir inspetores de diversos municípios alagoanos, além de participantes do Maranhão e Minas Gerais. Abrimos uma discussão sobre assuntos atuais e importantes para a atuação do inspetor no ambiente escolar, e a referência da instituição contribuiu para a adesão dos participantes”, ressalta a Mestre em Educação e diretora da Asiseal, Rosilania Macedo da Silva.

A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi um dos temas apresentados pelas mestras em educação Rosilania Macedo e Marly Vidinha, presidente da Asiseal. “Foi um espaço que serviu para discutir aspectos teóricos e práticos da educação. Diversas questões específicas sobre o papel do inspetor no ambiente educacional e a contribuição para a organização do sistema de ensino nortearam os debates da programação. A BNCC deverá ser implementada em todas as redes de ensino e o inspetor educacional tem importante papel nesse processo”, explicou a presidente.

Além de palestras, o evento contou também com a participação de estudantes e profissionais da educação que divulgaram pesquisas científicas, contribuindo para a discussão pedagógica e para a sociedade.