Está com dúvidas sobre como realizar a sua matrícula ou rematrícula? Criamos um Guia para que você saiba como realizar o processo e tirar suas dúvidas! Vale lembrar que qualquer situação que o aluno optar, é necessário requerer na secretaria acadêmica, para evitar pendências financeiras.
Matrícula
A Matrícula Acadêmica é a vinculação do aluno a um curso da Instituição, sendo de responsabilidade do mesmo.
O aluno tem sua Matrícula Acadêmica efetivada pela Secretaria Acadêmica.
Observada a legislação vigente e tendo sido aprovado em processo seletivo, o aluno deve apresentar a documentação exigida em tempo hábil, indispensável para a validação da matrícula Institucional, a saber:
- Duas Fotografias 3X4 (de frente e recente);
- Duas fotocópias da Carteira de Identidade (autenticadas);
- Título de Eleitor e Comprovante de Votação na última Eleição (fotocópias autenticadas);
- Certidão de Nascimento ou Casamento (fotocópia autenticada);
- C.P.F. (fotocópia autenticada);
- Comprovante de residência (fotocópia autenticada);
- Carteira de Reservista (específico para alunos do sexo masculino) (fotocópia autenticada);
- Duas fotocópias do Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio (autenticadas).
OBS.: Levar a documentação original para autenticação na secretaria acadêmica no ato da matrícula.
Rematrícula
A rematrícula é a renovação da matrícula que ocorre semestralmente. É obrigatória para que seja garantido o vínculo do aluno com a Instituição e ocorrerá em datas previstas no calendário letivo. O aluno com direito a rematrícula, que deixar de efetuá-la dentro dos prazos previstos, perderá sua vaga na Instituição, salvo aqueles com matrícula trancada, pois não há renovação automática de matrícula.
Para que haja a rematrícula, o aluno precisa estar adimplente com as mensalidades e serviços da UMJ. Será cobrado um valor previsto no contrato de prestação de serviços para a rematrícula.
O processo de rematrícula será realizado já no novo sistema acadêmico. Para isso, você precisa saber de algumas informações necessárias para concluir o procedimento.
A Rematrícula regular é destinada a todos os alunos, inclusive aos alunos de FIES. Deste modo, a sequência da rematrícula online funciona dessa forma:
1. Pagamento do boleto de Rematrícula:
Efetue o pagamento da taxa de rematrícula. Após o pagamento você estará apto para o próximo passo da rematrícula online.
2. Escolha das disciplinas:
Será liberada no sistema TOTVS a opção de escolha das disciplinas. Nesse momento você deverá estar com o boleto de rematrícula pago.
3. Você deverá escolher as disciplinas que quer cursar no semestre:
As disciplinas com pré-requisitos não pagos, não serão disponibilizadas. E choques de horário também não são permitidos, por isso, se for necessário, olhar o “QUADRO DE HORÁRIOS” que está disponível, caso você precise consultar para fazer a escolha das suas disciplinas.
4. Depois da escolha de disciplinas, o contrato educacional deverá ser lido:
No fim do contrato há a opção “ Li e concordo”, é importante ler atentamente o contrato, e caso esteja de acordo, marque a opção concordando com os termos. Clique em FINALIZAR MATRÍCULA para confirmar o processo.
5. Após finalizar a matrícula, um aviso será exibido informando que a matrícula foi finalizada com sucesso e uma tela com o comprovante será gerada:
No caso de alunos FIES, um comprovante de matrícula diferente terá que ser impresso para que o mesmo leve o coeficiente de rendimento semestral para o aditamento. Esse comprovante estará disponível ao final do processo de rematrícula online pelo menu relatório.
6. Você pode imprimir o certificado de matrícula:
E no caso de alunos FIES, o comprovante deverá ser levado ao setor de aditamento, com o coeficiente de rendimento, que está disponível no meu relatórios.
Em caso de dúvida sobre a sua rematrícula, entre em contato com a secretaria acadêmica, no horário de 08h às 21h pelo telefone 3328-7000..
Trancamento de Matrícula
Trancamento de Matrícula é a suspensão temporária das atividades acadêmicas, a pedido do aluno, dentro do prazo estabelecido em calendário letivo, podendo ocorrer no máximo, em 02 (dois) semestres consecutivos ou alternados em todo o curso. O Trancamento de Matrícula só terá validade durante o período letivo no qual foi solicitado.
O trancamento ou reabertura de matrícula deverá ser requerido pelo próprio aluno, quando maior de idade, ou por seu representante legal ( procuração), através de requerimento em formulário próprio dirigido à Secretaria Acadêmica. Não será autorizado o trancamento de matrícula no primeiro período do curso.
A solicitação de trancamento de matrícula poderá ocorrer em duas situações:
Com o período letivo em curso ou ao término do período letivo. Na primeira situação, o aluno trancará o período em curso (desde que obedeça ao prazo estabelecido no calendário acadêmico)
E na segunda situação o aluno estará trancando o período subsequente.
Dúvidas ligue para 3328-7000
Cancelamento de Matrícula
Cancelamento de Matricula é o desligamento definitivo do aluno da Instituição e deverá ocorrer mediante:
- Requerimento do aluno, quando maior de idade, ou do seu responsável legal( procuração), dirigido à Secretaria Acadêmica;
- Apresentação de documento falso ou falsificado na matrícula;
- Pelo Gerente de Ensino, ordinariamente, quando o aluno regularmente matriculado deixar de frequentar, injustificadamente 01 (um) semestre, ou por questões disciplinares, conforme Regimento Interno da Instituição;
- Pelo Gerente de Ensino, quando o aluno ultrapassar o prazo limite para a integralização da carga horária;
- Pelo Coordenador do curso, extraordinariamente, quando o aluno cometer irregularidades ou infração disciplinar apurada em sindicância pelo Conselho Acadêmico.
O reingresso do aluno à Instituição estará condicionado à aprovação e classificação em novo processo seletivo, podendo o mesmo requerer aproveitamento de estudos, dependendo do tempo limite de 05 (cinco) anos.
Dúvidas ligue para: 3328-7000.
Desistência de Matrícula
O aluno tem que requerer a desistência do curso, na secretaria acadêmica, mesmo que o período esteja em andamento. Com a desistência, o aluno fica totalmente desligado da instituição. Para ingressar novamente, tem que participar do processo seletivo.
Dúvidas ligue para: 3328-7000
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