Dia Mundial da Saúde é celebrado com a oferta de serviços gratuitos em centro de compras de Maceió

A FAT celebrou o Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, com uma ação de promoção à saúde realizada no Maceió Shopping, em parceria com a Clínica Diagnose. As atividades de avaliação nutricional, teste de glicemia, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), aferição de pressão e avaliação da pisada com podoscópio foram oferecidas ao público do centro de compras, nos dias 6 e 7 de abril, pelos alunos dos cursos de Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem, sob a supervisão dos professores.

E o que era para ser apenas uma tarde de passeio com a neta se transformou em um momento para cuidar da saúde. “Com essa ação, consegui unir o útil ao agradável. Fiz o teste de glicemia, verifiquei a pressão e recebi orientações de como cuidar melhor da minha saúde, como dicas de como me alimentar melhor”, destaca a aposentada Maria Aparecida Duarte.

O evento foi, também, uma oportunidade para os calouros anteciparem a prática, além de trocar experiência com os alunos de outros cursos. “Incentivamos a participação dos calouros do curso de Nutrição para que tenham uma primeira experiência, com diferentes públicos, e vivenciem, já no início do curso, algumas atividades da profissão que escolheram”, explica Larissa Montenegro, coordenadora do curso de Nutrição da FAT. Uma experiência que, para a futura nutricionista, Brenda Brandão, foi enriquecedora. “O contato com outros cursos amplia nossa visão sobre a profissão e o campo de atuação na área da Saúde. Ações como essas reforçam a certeza de que escolhi a profissão certa”, comemora a aluna.

Aferição de pressão arterial e teste de glicemia foram realizados pelos alunos do 9.º período do curso de Enfermagem, sob a supervisão da professora Francisca Barros. “Além dos serviços oferecidos, os alunos puderam pôr em prática a teoria de sala de aula por meio de orientações aos pacientes sobre a prevenção do diabetes e da hipertensão”, explica a professora.  “Ações como essas nos aproximam ainda mais da realidade do mercado”, ressalta a futura enfermeira, Cássia Lemos.

A turma do 7.º período de Fisioterapia realizou avaliações dos tipos de pé por meio do podoscópio, além de oferecer orientações sobre a importância de ajustar o calçado com o tipo de pé para a rotina do dia a dia. Segundo o professor Thuan Ferro, que estava supervisionando as atividades realizadas pelos alunos, a ação abordou os conteúdos teóricos. “Esse tipo de atividade incentiva o aluno a ter maior autonomia ao abordar o público. É uma excelente forma de unir aprendizado e responsabilidade social”, explica Ferro, que leciona a disciplina de Fisioterapia Neurofuncional.

Durante o evento, a clínica Diagnose também disponibilizou um momento de leitura com o objetivo de alinhar saúde mental e física para alcançar o bem-estar.