Jornada Acadêmica movimenta início do semestre letivo

Integrar profissionais e acadêmicos, e estreitar o relacionamento dos futuros profissionais com o mercado. Esse foi o objetivo da Jornada Acadêmica, evento realizado no período de 10 a 14 de fevereiro, nas unidades Barro Duro e Antares da FAT|UMJ, que reuniu alunos e profissionais em palestras e oficinas sobre tendências nas áreas de atuação do Direito, Pedagogia, Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Odontologia, Gastronomia, Nutrição, Engenharia Civil, Serviço Social, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia. O evento – exclusivo para alunos da FAT|UMJ –, também arrecadou doações que foram encaminhadas para a Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (APALA).

“Os alunos tiveram a oportunidade de aprimorar os conhecimentos por meio de discussões temáticas que vão além da sala de aula”, explica Juliana Omena, Diretora de Ensino da instituição. “Os desafios do Direito para o próximo século”, “O que vocês precisam saber sobre o Método Bim”, “Odontopediatria”, “Segurança dos alimentos”, “Eneagrama”, “Oficina de orientação e organização acadêmica”, “Desmitificando o Empreendedorismo”, “Gestão democrática da rede municipal de ensino na cidade de Maceió”, “O Impacto dos Programas em Oncopediatria” e “Fisioterapia nos Cuidados Paliativos em Pediatria Oncológica” foram alguns dos temas em discussão.

O Juiz da 26ª Vara de Família e Doutorando em Direito, Wlademir Paes de Lira, iniciou a Jornada na Unidade Barro Duro com o tema “Os novos desafios do Direito para o próximo século”.  Para ele, “os alunos precisam entender que o Direito é uma área em constante evolução, desde o ensino até a prática. Com o surgimento das novas mídias, por exemplo, surgiu o Direito Digital”, explica ele. Brenda Viana, estudante do 5.° período de Direito, aproveitou o momento também para esclarecer dúvidas. “Foi mais um momento enriquecedor proporcionado pela FAT”, conta ela, que é estagiária do Procon Maceió – Núcleo FAT.

Na Unidade Antares, a mestre em Economia Aplicada, Rhafaella Karlla, falou sobre os mitos que envolvem o empreendedorismo. Ela, que também é economista do Conselho de Jovens Empreendedores (CJE/AL), orientou sobre a importância de entender que empreender não é uma exclusividade de quem tem o próprio negócio. “As pessoas acham que, para empreender, é necessário ter o próprio negócio, mas é possível também empreender na sua carreira profissional, investir em especializações para se tornar destaque na sua área”, alertou.

A assistente social, Francisca Sobral, ministrou uma oficina sobre a organização acadêmica e destacou a importância de planejar o tempo durante a graduação. “A graduação exige uma disciplina do estudante e, para aproveitar esse momento único de aprendizagem, ele precisa saber como planejar seus horários de estudo. Montar um cronograma é um ótimo exemplo”, reforça a professora do curso de Serviço Social da instituição.

Roberta Fernandes, psicóloga da Lions Internacional, alertou sobre o câncer ser, atualmente, uma das principais causas de morte precoce no mundo. “Os projetos de extensão, nesse sentido, são muito importantes para ampliar o alcance das informações e reduzirmos esse índice”, informa Roberta. E para celebrar o dia 15 de fevereiro, o Dia Internacional do Câncer Infantil, a Lions aproveitou o momento para lembrar e conscientizar sobre a doença. “E como nós, da Lions, trabalhamos por causas humanitárias e promovemos trabalhos voltados a comunidades locais, focamos no incentivo ao diagnóstico precoce do câncer por meio dessa experiência com os futuros profissionais da saúde”, explicou Rosineide Lins, Assessora distrital para assuntos sobre câncer infantil do Lions Club Internacional e professora aposentada.

“Foi uma semana intensa com momentos de discussões, conhecimento e esclarecimento de dúvidas”, comenta Meirijane Costa, coordenadora e professora do curso de Serviço Social da faculdade. “É um momento para enriquecer conhecimentos e me preparar para o estágio” ressalta Piscila Gomes, aluna do 9.° período de Fisioterapia.

Doação para APALA

As doações de leite e alimentos não perecíveis foram encaminhadas para entregues à Apala pela diretora Juliana Omena. “Foi emocionante dividir com eles a felicidade pelo recebimento das doações. São ações assim que precisam ser intensificadas porque fazer o bem ao próximo é muito gratificante”, finaliza Juliana, que também é coordenadora do curso de Psicologia da FAT| UMJ.