Maria Eliude Costa é a grande campeã da 2ª edição do Mestre Confeiteiro

“Aos 47 anos, voltar a estudar é um sonho realizado”, comemora Maria Eliude Costa, a grande vencedora da segunda edição do Mestre Confeiteiro – uma competição entre confeiteiros amadores. Eliude ganhou R$ 60 mil em prêmios, incluindo uma bolsa integral do curso de Gastronomia da FAT, além de equipamentos para a cozinha. O resultado foi divulgado no último sábado (5.1), durante a final do programa, exibido pela TV Pajuçara. Eliude faz doces e salgados por encomenda e conta que a paixão pela confeitaria surgiu quando começou a trabalhar como vendedora de uma doceria. “Foi uma experiência enriquecedora. Sinto que o sonho de abrir a minha doceria está mais perto de ser realizado”, emociona-se.

O prêmio foi entregue por Mário César Jucá, diretor geral da FAT, que destacou a importância de iniciativas como essas. “Por meio de programas como esses, valorizamos ainda mais a profissão e reforçamos o cuidado da FAT com a formação dos futuros profissionais da Gastronomia”, disse ele, ao enfatizar que Eliude vai estudar nos melhores laboratórios do Estado e fazer parte de um curso premiado que, recentemente, promoveu o III Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos e, em breve, vai ofertar um mestrado na área em parceria com universidades portuguesas.

Durante o programa, que teve como cenário os laboratórios do curso de Gastronomia da FAT, os doze participantes realizaram provas e testaram as habilidades sob a avaliação dos jurados, entre eles, Tina Purcell, coordenadora do curso e Polianny Gusmão, professora de Confeitaria. “Os competidores apresentaram um nível bom, mas a maioria desconhecia o que é a confeitaria, de fato, e a suas técnicas. Foi difícil escolher a vencedora. Todos apresentaram uma boa evolução durante o programa”, explica a professora, que levou em consideração critérios como técnica, evolução, sabor e estabilidade emocional.

Durante a final da competição, Tina Purcell fez uma participação, ao vivo, direto de Ithaca, uma cidade de Nova York (EUA), por meio da qual destacou a trajetória das finalistas durante a competição e salientou a importância do curso de Gastronomia para quem deseja seguir carreira na área.

Finalistas

As participantes Jehnniffer dos Santos Araújo, 24, e Ana Dayse Fortunato, 31, ficaram na segunda e terceira colocação, respectivamente. Jehnniffer recebeu um vale compra no valor de R$ 5 mil como prêmio, enquanto Ana Dayse foi premiada com R$ 3 mil, também em compras.