“Materiais de Construção: da Produção à Aplicação” é tema da terceira edição do Simpósio de Engenharia da FAT

“Promover um intercâmbio de conhecimento entre os alunos, que vai desde o incentivo à produção científica ao contato com grandes profissionais da área. Esse é o objetivo desse evento”, disse a coordenadora do curso de Engenharia Civil da FAT, Renilda Correia, durante a abertura da terceira edição do Simpósio de Engenharia (SIMPENG), realizado nos dias 8 e 9 de julho, na Unidade Barro Duro da FAT. Durante a programação, que contemplou as diversas áreas de atuação da Engenharia, estudantes do curso de Engenharia Civil de diversas instituições de ensino superior de Alagoas tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos científicos

O engenheiro civil Romildo de Souza ministrou a palestra de abertura do evento e apresentou ao público o tema “Critério ambiental de escolha de material de construção: uma abordagem preliminar’’, por meio da qual explicou aos futuros profissionais a importância de adotar as boas práticas de sustentabilidade. “É preciso selecionar os fornecedores que atendam aos critérios do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), como verificar se a empresa é legalizada e otimiza o uso dos recursos naturais, reduzindo os efeitos negativos da atividade de construção civil. Uma preocupação que deve acompanhar os profissionais da área desde o projeto até a execução da obra’’, explicou o palestrante.

“Concretos de elevada fluidez e suas aplicações’’ foi o tema apresentado pelo engenheiro e professor da FAT, Everton Mendes, que também reforçou a importância do investimento em conhecimento. “Participar de palestras, escrever e publicar artigos fazem parte da busca  constante por conhecimento. Por isso, fiz questão de compartilhar com o público a minha vivência na área acadêmica, na fase de graduação e mestrado’’, destacou o professor.

Beethowem Moraes é aluno do curso de Engenharia Civil da FAT. Ele conta que contribuiu para a organização dessa edição do SIMPENG por meio de sugestões de temas e palestrantes. “Fico muito feliz em participar da construção desse evento que, a cada edição, se renova”, comemora ele. “Esse simpósio abriu a nossa visão para o mercado, em especial, sobre a área de materiais. Eventos como esses são muito importantes para a nossa formação”, finaliza Gabrielle Tavares.