5ª Roda da Diversidade debate gênero, sexualidade e diversidade no direito à cidade
O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Mario Pontes Jucá (UMJ) realizou, nesta segunda-feira (27), mais uma rodada da 5ª Roda da Diversidade, que nesta edição discutiu as interseccionalidades de gênero, sexualidade e diversidade no direito à cidade.
O encontro teve como foco refletir sobre o papel do arquiteto e urbanista na construção de cidades mais democráticas e acolhedoras, capazes de representar as múltiplas identidades e experiências que compõem o espaço urbano. A proposta reforça a importância de um olhar sensível e técnico para que o planejamento das cidades garanta o direito de todos ao uso e à permanência nos espaços públicos.
Durante o debate, estudantes, professores e convidados discutiram como o desenho urbano pode tanto promover quanto limitar a diversidade, destacando a relevância da representatividade e da inclusão nas decisões que moldam o ambiente urbano.

A Roda da Diversidade segue com mais uma rodada de discussões. O próximo e último encontro está marcado para o dia 3 de novembro, com o tema “Interseccionalidades entre Deficiência, Inclusão e Acessibilidade”, encerrando o ciclo de diálogos que fortalecem o compromisso da UMJ com a formação cidadã e a valorização da diversidade.
Compartilhe nas redes sociais
