Curso de Psicologia da UMJ afirma compromissos com as mulheres

IMG-20240311-WA0008

Na primeira semana de março, o curso de Psicologia do Centro Universitário Mário Pontes Jucá desenvolveu diversas atividades voltadas para discussões sobre a vida das mulheres em sociedade abordando debates acerca das violações de direitos humanos, desigualdades e violências de gênero que produzem sofrimento e cerceiam as relações sociais das mulheres em sociedade.

Além dessas temáticas, sob orientação da coordenação do curso, foram realizados diálogos pelos professores sobre a temática das mulheres nas disciplinas do curso, tais quais: Bases Filosóficas da Psicologia, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia das Necessidades Educacionais Especiais, Psicologia e Políticas Públicas, Estágio Básico I, Psicologia Social, Psicologia e Processos de Saúde, Psicologia do Desenvolvimento I, Psicologia Experimental II, Avaliação Psicológica, Processos Básicos II, Teorias Psicanalíticas. Além de uma roda de conversa com as colaboradoras do Centro Universitário sobre “Saúde Mental da Mulher no Trabalho” e outra para o público geral, promovida pelos alunos do 9º período, sobre “A importância do autocuidado para o bem estar feminino”.

O coordenador do curso de Psicologia, Prof. Msc. Alisson Vieira, afirma que: “É importante sustentar diálogos sobre temas éticos e políticos na formação dos estudantes, afinal o Brasil e, em especial, Alagoas, é um dos países e estado com elevado número de feminicídios e violências contra as
mulheres, apesar do avanço jurídico e assistencial que tivemos nas duas últimas décadas.”

Sobre a diversidade de disciplinas e a possível dificuldade de abordar a discussão sobre o tema, ele diz que: “Apesar das diferenças teóricas e de conteúdos abordados, o trabalho dos professores, sob orientação pedagógica, mostra que é possível dialogar sobre temas sociais a fim de promover uma
formação com compromisso ético e político para a transformação de uma sociedade mais livre, justa e igualitária.”

Segundo o coordenador, tal compromisso não está apenas relacionado ao pedagógico, pois mais de 50% do corpo docente e a maioria das discentes são mulheres. Desse modo, argumenta que o curso de Psicologia da UMJ afirma o seu compromisso em defesa das mulheres, sustentando também o
protagonismo e a representatividade feminina na formação e profissão de Psicologia. Sinaliza, por fim, que as atividades não finalizaram e que estão previstas diversas atividades ao longo do mês de março e do ano de 2024 que manterão o protagonismo e a representatividade delas no curso.