Professor do curso de Arquitetura da UMJ tem Projeto de Pesquisa aprovado pela Lei Paulo Gustavo

WhatsApp-Image-2024-02-15-at-15.57.08-3

O projeto de pesquisa intitulado Inventário Arquitetônico da Ilha do Ferro foi aprovado, dentre centenas em todo Brasil, pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, através da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas – Secult/AL

De autoria do professor e coordenador do curso de Arquitetura do Centro Universitário Mario Pontes Jucá (UMJ), João Paulo Omena, o projeto tem como estagiários alunos do 5° período da instituição e tem como objetivo realizar registros arquitetônicos do patrimônio cultural do país.
Para o coordenador do curso de Arquitetura João Paulo Omena, com o envio dos recursos federais liberados pelo Ministério da Cultura será possível realizar o inventário do patrimônio arquitetônico da Ilha do Ferro, povoado em Pão de Açúcar, no sertão alagoano, tendo como produto final a publicação, em livro físico e em e-book.

“Alguns alunos de arquitetura estão fazendo parte da equipe técnica e terão seus nomes também na publicação do livro. São eles Diego Gustavo Melo, Luciana Freitas Constante e Lucy Nadja de Lima Santos”, explica Omena. Eles devem ainda concorrer a bolsas de iniciação científica com a mesma proposta do projeto”, acrescentou João Paulo.

Quem tiver interesse em acompanhar cada etapa do projeto basta acessar o perfil do Instagram inventário.arq_ilhadoferro. O projeto tem 6 meses de duração e está com lançamento previsto para o início do próximo semestre.

A Lei Paulo Gustavo foi criada para incentivar e reaquecer o setor cultural, gravemente afetado pela pandemia de covid-19. O objetivo foi garantir que artistas, produtores e organizadores culturais pudessem retomar a produção cultural.