Professores da UMJ atuam como mentores em noite de empreendedorismo na Escola Cícera Lucimar

Professores e coordenadores do Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ) marcaram presença na última terça-feira (23), na Escola Cícera Lucimar, durante a apresentação dos projetos dos estudantes do Núcleo de Inovação e Cultura Empreendedora (Nice). O evento reuniu profissionais mentores de empreendedorismo e destacou a criatividade, inovação e o protagonismo jovem na rede pública municipal de ensino.
A iniciativa da Secretaria de Educação de Maceió tem como objetivo oferecer aos estudantes experiências práticas de empreendedorismo, estimulando a criatividade, a colaboração e o desenvolvimento de projetos que formem uma nova geração de inovadores e empreendedores.
Os estudantes se organizaram em seis equipes e apresentaram ideias voltadas para inovação e impacto social, com os seguintes temas: Finanças para as Mulheres, Guerreiros (Cultura Alagoana), Instituto Multidisciplinar Neurodivergente, Turismo Inclusivo, Totem Mobi (Mobilidade Urbana) e Acessibilidade na Orla de Maceió.
A avaliação dos projetos foi conduzida por uma banca de mentores que contou com a participação de Francisco Abud, professor e coordenador dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Software e Engenharia da Computação da UMJ, e Eliane Merten, administradora e coordenadora do curso de Administração da instituição. Também participaram Monique Arruda, fundadora da Dupla Soluções, e Giovana Busato, do Sebrae Alagoas.
Participação dos professores da UMJ
O professor Francisco Abud destacou a importância do evento para o desenvolvimento dos alunos:
“Imagine ter pessoas da comunidade mostrando o design thinking, uma cultura em que se identificam problemáticas sociais e se buscam soluções, muitas vezes por meio da tecnologia. Que demonstração de conhecimento, cultura alagoana e inovação!”, afirmou.
Ele também ressaltou o protagonismo dos alunos:
“Esses estudantes deram um show de pensamento futuro. Parabéns a todos os envolvidos, ao município de Maceió e, principalmente, àqueles que conduzem o projeto Nice.”
Para a professora Eliane Merten, acompanhar os alunos foi uma experiência enriquecedora:
“A iniciativa incentiva a inovação e resgata elementos da cultura alagoana, como o Reisado e o Coco de Roda. Os estudantes estão de parabéns pela iniciativa.”
Experiência dos estudantes
Durante o evento, os mentores ofereceram feedbacks e sugestões para fortalecer os projetos e ajudar os alunos a explorarem novas possibilidades de desenvolvimento.
A estudante Maria Juliana destacou a relevância das oficinas:
“Participamos de atividades sobre empreendedorismo, cultura e finanças para mulheres. Fiquei encantada com cada tema. Os mentores nos apoiaram e deram dicas para aprimorar nossas atividades. Aprendemos algo novo a cada encontro.”
O aluno Éver Leão também ressaltou a importância da colaboração:
“Os mentores nos deram opiniões e ajudaram nosso projeto a evoluir. Isso nos motivou a focar ainda mais no trabalho. Ajudamos e colaboramos de forma mútua e crescemos juntos, não só individualmente, mas como equipe.”
Segundo Éver, a experiência tem sido valiosa não apenas para sua equipe, mas para todos os alunos do Nice, fortalecendo aprendizado e trabalho em equipe.
Compartilhe nas redes sociais