Projeto de Extensão em Engenharia Civil na UMJ é Concluído com Sucesso: Estudantes Transformam Conhecimento em Experiência Educativa para Alunos do Ensino Fundamental

WhatsApp-Image-2023-10-31-at-15.58.14

No dia 31 de outubro, os alunos do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ) finalizaram com sucesso mais um projeto de extensão do semestre. Dessa vez, o foco foi a disciplina de Geologia para Engenharia, culminando em um evento marcante para a comunidade acadêmica e escolar.

O projeto concentrou-se no deslizamento de encostas, uma questão relevante na área de engenharia civil, e buscou trazer esse conhecimento de forma prática e acessível para alunos do ensino fundamental. Sob a orientação do Professor Josemildo, os estudantes desenvolveram maquetes impressionantes, projetadas não apenas para transmitir informações de maneira clara, mas também para envolver ativamente os jovens estudantes.

O Professor Josemildo expressou sua satisfação com o resultado do projeto, destacando a importância de adaptar a linguagem para tornar as informações acessíveis ao público-alvo. “O tema foi deslizamento de encosta. Nossos alunos fizeram maquetes para apresentar para os alunos da escola, com algumas adaptações apenas na forma de passar a informação, pois o público foram os alunos da quarta e da quinta séries da escola Maria José Carrascosa no bairro do Poço. As adaptações seriam na fala, os alunos foram orientados a utilizar uma linguagem acessível. Foi muito bom, pois as crianças participaram fazendo perguntas, e algumas se identificaram com os lugares que residem”, afirmou o professor.

Esse projeto não apenas proporcionou aos alunos de engenharia civil uma oportunidade única de aplicar seus conhecimentos na prática, mas também serviu como uma valiosa experiência educativa para os estudantes mais jovens. O Centro Universitário Mário Pontes Jucá continua a reforçar seu compromisso com a integração entre teoria e prática, preparando seus alunos para serem profissionais completos e conscientes da importância de contribuir para a comunidade.