Semana da Mulher da UMJ promove palestra sobre gênero, saúde mental e violência

Semana da mulher dia 01 - genero e vitimologia

A Semana da Mulher do Centro Universitário Mario Pontes Jucá teve início com um evento importante, que promoveu um debate essencial sobre gênero, violência e saúde mental. Organizada pelo curso de Direito e pelo Grupo de Estudos de Gênero e Vitimologia, a primeira atividade da semana trouxe à tona temas urgentes, como o empoderamento feminino e os impactos da violência de gênero nas mulheres.

A palestra “Entre as leis e as emoções: Mulheres, sistema de justiça e saúde mental”, conduzida por Anne Caroline Fidelis, advogada, professora e palestrante, presidente da AMADA (Advogadas de Alagoas), especialista em violência contra a mulher e por Crislanne Santos, graduada em Letras e Ciências Sociais, mestre em História e Sociologia, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Gênero e Sexualidade e mediada por Livya Sales Ramos de Barros, professora, mestre, advogada e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Vitimologia da UMJ, contou também com a participação da coordenadora do Curso de Direito e Pro-reitora de Ensino Adilza Amaral, marcou o início da semana de debates e reflexões.

Durante o evento, as palestrantes discutiram como as leis impactam as emoções e a saúde das mulheres, especialmente aquelas que enfrentam situações de violência. Destacaram a importância de criar espaços seguros de acolhimento, onde as mulheres possam buscar apoio psicológico, emocional e social, e refletiram sobre como fortalecer redes de apoio e a autonomia emocional.

A palestra proporcionou um ambiente de reflexão, aprendizado e fortalecimento para as participantes, abordando como é fundamental garantir um espaço seguro e especializado para o atendimento às questões emocionais e psicológicas que afetam as mulheres, particularmente aquelas em situação de vulnerabilidade.

A Semana da Mulher da UMJ segue com o compromisso de promover a autonomia, o empoderamento feminino e o fortalecimento da autoestima, além de contribuir para o enfrentamento da violência psicológica e emocional. O evento reafirma o papel da UMJ em criar ambientes acolhedores, seguros e de reflexão para todos, visando sempre a promoção da saúde emocional e o respeito aos direitos femininos

Compartilhe nas redes sociais