Seminário do PIBID promove roda de conversa sobre práticas formativas e identidade docente

Nos dias 20 e 21 de outubro, o curso de Pedagogia, do Centro Universitário Mario Pontes Jucá (UMJ) realiza o Seminário de Experiências Formativas do PIBID, um espaço destinado à reflexão crítica e à socialização de saberes construídos no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.
A proposta do seminário vai além da exposição de relatos: trata-se de um movimento de escuta e diálogo que reúne bolsistas, supervisores, coordenadores de área, professores convidados e representantes da escola parceira e da própria instituição de ensino superior. O objetivo é favorecer a análise das experiências pedagógicas já vividas e tensionar, de forma coletiva, os desafios da prática docente no contexto atual.
Inspirada em uma metodologia participativa, a programação se organiza em rodas de conversa temáticas, em que bolsistas e supervisores compartilham vivências que atravessam desde o cotidiano da sala de aula até questões estruturais da formação inicial. A escolha desse formato não é casual: ela reflete a compreensão da docência como prática dialógica, na qual a construção da identidade profissional acontece pela troca e pelo confronto de perspectivas.
Entre os eixos em discussão estarão:
• o lugar da experiência formativa na constituição do ser professor;
• os desafios da inserção do licenciando no espaço escolar;
• a contribuição das metodologias ativas e das práticas inovadoras;
• e a docência como campo de pesquisa, inovação e transformação social.
No dia 21, o encontro terá como destaque a roda de conversa sobre práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, em seguida, a palestra “Pedagogia em diferentes contextos: escolar, hospitalar, empresarial, social e reencantar a prática pedagógica em tempos difíceis”, que ampliará o horizonte de reflexão para além da escola tradicional.
Ao sistematizar e compartilhar experiências, o seminário fortalece os vínculos entre universidade e escola, reconhecendo a relevância social da docência e reafirmando o PIBID como política estratégica para a formação inicial.
O evento é aberto à comunidade acadêmica e escolar interessada na temática.
Fiquem atentos :
Datas: 20 e 21 de outubro
Local: Auditório da UMJ
Inscrições: Portal do Aluno
Compartilhe nas redes sociais