Talentos em Destaque: Alunos da UMJ Brilham no III Congresso Brasileiro de Ensino, Pesquisa e Extensão

339bf14d-7021-42cc-8df2-523a735e731a

A UMJ, através da Pró-Reitoria de Extensão, vem se destacando pelos expressivos projetos realizados por alunos de diversas áreas. Em destaque no III Congresso Brasileiro de Ensino, Pesquisa e Extensão, ocorrido no mês passado, a instituição conseguiu emplacar cerca de doze trabalhos científicos devidamente publicados e apresentados, abrangendo áreas como Nutrição, Engenharia Civil, Arquitetura, Psicologia e Odontologia.

Sob essa perspectiva, o curso de Nutrição teve a aprovação de um trabalho de iniciação científica com o tema “Estado Nutricional de pacientes com Hanseníase assistidos nos serviços de referência da capital alagoana”, tendo como pesquisadores os alunos Rodrigo Almeida Batalha de Gois Lopes, do 5º período, e a aluna Nayanda Cavalcante Araújo Pessoa. Ambos fazem parte da Liga Acadêmica de Nutrição Clínica (LANC).

De acordo com Rodrigo, agraciado pela UMJ pelo estudo proposto nos pacientes com Hanseníase, a doença é antiga e recorrente no Brasil, sendo o segundo país com casos, perdendo apenas para a Índia. Ainda segundo Rodrigo, os tipos de tratamentos e medicamentos precisam, mesmo em pleno século 21, de avanços. O futuro nutricionista explica que ainda são poucos os medicamentos voltados para o tratamento da doença e que, na maioria dos casos, causam efeitos colaterais. “Por todo esse contexto histórico, precisamos avançar e descobrir o que a nutrição pode fazer para melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Já sabemos que a alimentação balanceada ajuda na imunidade do paciente e precisamos estudar mais fundo para trazer benefícios aos pacientes com Hanseníase”, destacou Rodrigo.

Para o aluno, a UMJ é a grande responsável pelo sucesso de sua participação no III Congresso Brasileiro de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como na aprovação do projeto de pesquisa do qual agora faz parte. “Agradeço pelo suporte e apoio da coordenadora do curso de Nutrição, Jullyan Goes, e dos professores coordenadores da Liga de Nutrição, Palloma Araújo e Mateus. Não esperava esse resultado e toda repercussão da minha participação no Congresso, estou muito feliz. Meu desejo é ser nutricionista e a UMJ está me ajudando nesse caminho. Agora, sigo no projeto de pesquisa e já sonho em concluir o curso e seguir no mestrado”, finalizou.

A doença:

A Hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é causada por infecção com a bactéria Mycobacterium leprae. Afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos. Os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés.