UMJ comemora aprovação de três projetos de Iniciação Científica em Terapia Ocupacional
O Centro Universitário Mario Pontes Jucá (UMJ) celebra a aprovação de três projetos de Iniciação Científica 2025/2026 no curso de Terapia Ocupacional. As pesquisas são orientadas pelo professor Me. Rodrigo Gonçalves Lima Borges da Silva e pela professora Ma. Jéssica Bazilio Chaves, e refletem o compromisso da instituição com a produção de conhecimento crítico e socialmente relevante.
Projetos aprovados
- Terapia Ocupacional no processo de reintegração e participação social de mulheres privadas de liberdade: um estudo no Presídio Feminino em Alagoas – de Cristiana Alves Teixeira Marsiglia (contemplado com bolsa de IC), orientada pelo Prof. Me. Rodrigo Gonçalves Lima Borges da Silva.
- Terapia Ocupacional e o sistema prisional: cotidiano de pessoas dissidentes de gênero e sexualidade em situação de privação de liberdade – de Anabela Barbosa do Nascimento e Rebeca Araújo Thomaz de Souza, orientadas pelo Prof. Me. Rodrigo Gonçalves Lima Borges da Silva.
- Diagnóstico da Rede de Reabilitação na Atenção Primária à Saúde em Alagoas: implicações para a prática da Terapia Ocupacional – de Tales Luiz dos Santos Gomes e Jéssica Bazilio Chaves, orientado pela Profa. Ma. Jéssica Bazilio Chaves.
Inserção em grupos de pesquisa
Os projetos coordenados pelo professor Rodrigo integram o Grupo de Pesquisa Mediações: Terapia Ocupacional, Fundamentos e Atuação Social, núcleo sediado na Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), vinculado ao Laboratório Metuia. O grupo é cadastrado no CNPq e faz parte da Rede Metuia de Terapia Ocupacional Social, que reúne universidades e centros de pesquisa no Brasil e no exterior, como a UFSCar, Unifesp, UFES, UFPB, UnB, UFSM, USP, ISCS (Moçambique) e o EPSVE (França).
Compromisso institucional
Com essas aprovações, a UMJ reforça a integração entre ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo a formação de terapeutas ocupacionais comprometidos com a transformação social. A iniciativa também consolida a relevância da pesquisa acadêmica como instrumento de reflexão crítica e de impacto positivo nas comunidades.

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