UMJ encerra Semana da Gastronomia com a emoção da Cerimônia da Dólmã

Foram cinco dias em que aromas, texturas e histórias se misturaram no ar. A Semana de Gastronomia da UMJ — realizada de 5 a 9 de maio — foi um verdadeiro banquete de experiências, saberes e sabores. Bate-papos , visitas técnicas e aulas-show, cada atividade reafirmou que cozinhar é técnica mas é também expressão, afeto e identidade.
Na segunda, o sommelier Bartô abriu os trabalhos com um bate-papo harmonizado, que uniu vinhos e conhecimento. Na terça, os alunos visitaram a Simbiá, uma fábrica de laticínios veganos no Jaraguá, e à noite, foi a vez de conhecer a iniciativa inclusiva do Tal do Pão, que encantou ao mostrar que o pão pode acolher a todos.
Na quarta, a chef Claudia Reis trouxe um risoto cheio de delicadeza e técnica, enquanto na quinta, os olhos e paladares se voltaram ao universo do chocolate, com a Cacau Matriz.
E como em todo grande menu, o desfecho foi especial: a Cerimônia da Dólmã, na sexta-feira (9), celebrou os alunos de Gastronomia e seus percursos até aqui. Em um momento simbólico e cheio de emoção, cada estudante vestiu a tradicional dólmã — a vestimenta que marca uma etapa do curso vencida e sobretudo o compromisso com a arte de cozinhar.

Familiares, colegas e professores estiveram presentes no auditório do Centro Universitário Mario Pontes Jucá (UMJ), aplaudindo e se emocionando com o rito de passagem que dá sabor ao sonho de tantos.
Foi mais do que uma semana de atividades acadêmicas. Foi um brinde à vocação, ao trabalho bem-feito e ao futuro promissor de quem transforma ingredientes em memória.

Compartilhe nas redes sociais