Visita de alunos da UMJ à Vila Emater II encerra disciplina de Extensão com foco em impacto social

image

O contato direto com o território, o diálogo com moradores e a construção de ações a partir das demandas reais da comunidade marcaram a segunda visita dos alunos da disciplina de Extensão do Centro Universitário Mario Pontes Jucá, UMJ, à Vila Emater II, área que por anos ficou conhecida como Antigo Lixão.

A atividade integrou o encerramento da disciplina e teve como foco o desenvolvimento de projetos voltados a crianças, adolescentes e famílias da comunidade, reforçando o papel da extensão universitária na promoção da função social da universidade. Ao acompanhar intervenções já existentes no território, os estudantes puderam compreender de forma mais ampla os desafios locais e a importância da articulação com iniciativas de saúde e apoio social já em andamento.

Segundo a professora Valesca Macedo, coordenadora do curso de Psicologia da UMJ, a presença no território é fundamental para que a extensão cumpra seu papel social. “A universidade precisa sair de seus muros, conhecer a realidade das comunidades e construir ações junto com a população. É esse contato que dá sentido à formação acadêmica e fortalece o compromisso social dos nossos alunos”, afirmou.

A proposta da visita foi fortalecer vínculos com a comunidade, fomentar parcerias para futuros projetos de extensão e ampliar o impacto das ações por meio de práticas interdisciplinares. A experiência evidenciou que ações extensionistas eficazes exigem escuta ativa, planejamento conjunto e coerência com as necessidades do público atendido.

Projetos desenvolvidos em territórios em situação de vulnerabilidade ampliam o aprendizado acadêmico e contribuem para uma formação mais sensível à realidade social. Ao vivenciar o território, os alunos são estimulados a integrar conhecimentos de diferentes áreas e a compreender a extensão como espaço de troca, construção coletiva e transformação social.

A atividade reafirma o compromisso da UMJ com uma atuação universitária que ultrapassa os limites da sala de aula, investe em parcerias locais e contribui para o desenvolvimento social de comunidades historicamente impactadas por desigualdades.

Galeria de fotos:

Compartilhe nas redes sociais