Professores e alunos da FAT promovem oficinas para pessoas com Síndrome de Down

Alunos e professores da FAT realizaram, no dia 23 de março, no Parque Shopping Maceió, uma série de oficinas temáticas voltadas para a inclusão de pessoas com Síndrome de Down. As atividades fizeram parte da programação da Semana Amor 21 – Ninguém fica para trás, idealizada pelo Instituto Amor 21, uma associação alagoana de pais e amigos de pessoas com Síndrome de Down que acolhe as famílias e promove uma troca de experiência, oferecendo orientação psicológica e afetiva.

Diagnóstico de cárie, aplicação tópica de flúor e orientação sobre higiene oral, oficina de biscoitinhos, aferição de pressão arterial e teste de glicemia, oficina de estimulação e aprendizagem, terapias com bolas e faixas elásticas, e avaliação de pisada foram desenvolvidas pelos alunos da FAT sob a supervisão de professores e coordenadores, um momento de aprendizado e inclusão realizado para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março.

“Proporcionar um momento tão feliz para esse público, por meio da Gastronomia, é gratificante”, destaca Jonnathan da Silva, aluno do 3.º período do curso de Gastronomia. “A parceria com o Instituto Amor 21, em eventos como esses, fortalece a inclusão e proporciona uma formação completa para nossos alunos. É uma experiência enriquecedora. Temos alunos com Síndrome de Down que nos surpreendem diariamente”, complementa Tina Purcell, coordenadora do curso de Gastronomia da FAT.

Neila Sabino, presidente do Instituto Amor 21, reforça que as oficinas contribuem para o processo de inclusão. “Nosso objetivo é mostrar que eles são capazes e o trabalho da FAT nos ajuda nesse sentido”, agradece ela. A psicóloga Auri Cunha, mãe de Mariana, de 6 anos, conta que foi emocionante acompanhar a filha durante a realização das atividades. “Eles precisam desses momentos, de oportunidades como essas para demonstrar que são capazes”, salienta.

Momento único, também, para os futuros profissionais que colocaram em prática a teoria da sala de aula. “Tivemos a oportunidade de dar dicas de escovação um pouco mais aperfeiçoadas, o que melhora significativamente a qualidade de vida deles”, explica Rômulo Savage, aluno do 6.º período de Odontologia. Experiência compartilhada por Isabelli Costa, aluna do 10º período do curso de Enfermagem. “Foi a minha primeira experiência com um paciente com Síndrome de Down e fiquei encantada. Agradeço à FAT pela oportunidade”, destaca.