Professores participam de Semana Pedagógica


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/storage/9/38/b9/umjeducacao1/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39

Professores da FAT participaram, no período de 16 a 19 de julho, na Unidade Barro Duro, do Encontro Informativo e Formativo das Práticas Pedagógicas de Ensino, evento realizado com o objetivo de incentivar as práticas inovadoras em sala de aula a fim de tornar o processo de aprendizagem mais efetivo. Durante o evento, foram discutidos temas como “Elaboração de provas no estilo Enade”, “Metodologias ativas e os desafios de uma educação problematizadora” e “Otimização e melhoria de qualidade do trabalho docente com a utilização de recursos digitais educacionais”.

Segundo Mario Cesar Jucá, diretor geral da FAT, o momento de integração foi pensado para “tornar os professores da instituição ainda mais preparados para conduzir a formação em um curso superior. É um investimento na melhoria da didática que reforça o nosso compromisso com a qualidade do ensino”, reforça ele. “Nossa intenção é crescer com qualidade e, por isso, estamos sempre promovendo momentos como esses”, complementa Juliana Omena, diretora de ensino da Unidade Barro Duro. “Modernizar a nossa didática e otimizar as nossas publicações. Esse é o nosso objetivo”, pontuou Fátima Lippo, diretora de ensino da Unidade Antares.

A fonoaudióloga Andressa Lacerda da Costa, especialista em didática do ensino superior e doutora em linguística, destacou a importância de incentivar a boa escrita e a avaliação da competência, não apenas do conhecimento. “Os alunos estão chegando no ensino superior sem saber interpretar nem colocar no papel o que pensam. Precisamos fomentar a pesquisa e o desenvolvimento da competência, que compreende o conhecimento, a habilidade e a atitude”, salientou a palestrante.

Celeste Diniz, especialista em Metodologias Ativas e Doutoranda em Ciências da Informação, destacou que, no atual contexto, o aluno é o agente principal do processo e o professor, um facilitador. “É preciso despertar no futuro profissional o senso crítico por meio de uma aprendizagem colaborativa, dentro da qual a tecnologia passa a ter grande importância”, explicou ela, que, ao longo da palestra, dividiu com o público as próprias vivências. “Precisamos aprender a utilizar a tecnologia a nosso favor a fim de facilitar a aprendizagem, tornando-a mais prazerosa”, complementou o palestrante Fabiano Brião, graduado em Matemática e mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, que apresentou os recursos do Google for Education, um serviço do Google que propõe inovar na experiência de ensinar e aprender ao apresentar soluções para professores e alunos para uma nova forma de estudo dentro e fora de sala de aula.

“Foram dias de muito conhecimento, integração e valorização. A atualização constante é uma necessidade para nós, docentes”, salienta Elizana Peixoto, coordenadora e professora do curso de Gestão de Recursos Humanos. “Ao formularmos questões contextualizadas, aumentamos o nível do processo avaliativo e, consequentemente, a qualidade dos profissionais que se formam na instituição”, destaca Bárbara Moraes, professora dos cursos de Nutrição e Gastronomia. “O mundo passa por mudanças constantes e, nós, como professores, precisamos buscar didáticas diferentes, aperfeiçoando as técnicas e, dessa forma, apresentando o melhor conteúdo para nossos alunos”, conclui João de Souza, professor do curso de Direito.

 

Compartilhe nas redes sociais