“Psicologia, Educação e Diversidade” é tema de mostra cultural promovida por alunos de Pedagogia e Psicologia

Exposição de arte, cordel e teatro. Essas foram algumas das atividades desenvolvidas pelos alunos de Pedagogia e Psicologia durante a mostra cultural sobre Psicologia, Educação e Diversidade, realizada no dia 21 de novembro, no pátio da Unidade Barro Duro. O evento contou com a apresentação do coral da Legião da Boa Vontade (LBV).

Durante a mostra, os estudantes expuseram algumas fotos da visita ao Quilombo dos Palmares, em União dos Palmares (AL), realizada em outubro. “Esse momento serviu para mostrar como é importante discutir sobre a diversidade e entender o espaço e o local de fala de cada indivíduo. Para os alunos do curso de Pedagogia é extremamente importante levantar essa temática e abordá-la de forma didática”, explica Gláucia Marinho, coordenadora do curso de Pedagogia.

A programação contou, ainda, com a apresentação teatral dos alunos do curso de Psicologia. “Não somos escravos, fomos escravizados”. Com essas palavras, eles iniciaram uma reflexão sobre o Dia da Consciência Negra. A professora de Psicologia, Verônica Barbosa, foi uma das responsáveis pela organização do evento. “Além de conscientizar o público, os alunos tiveram uma oportunidade de conhecer e vivenciar, de perto, a importância do movimento negro e entender que a luta contra o racismo é diária”, ressalta. E a aluna Liana Barros compartilha da mesma opinião: “É uma experiência única que vivi na minha graduação”, comenta.

Brincar é uma arte

Apresentar a brincadeira como instrumento de ensino e aprendizagem foi o objetivo da atividade desenvolvida pelos alunos do curso Pedagogia para as crianças da Legião da Boa Vontade (LBV). A atividade foi realizada na brinquedoteca da Unidade Antares. “Hoje eu brinquei, me diverti bastante e, ainda, aprendi”, comenta João Silva, assistido pela instituição.

“Os alunos do curso precisam entender a importância de usar o brincar como instrumento a ser usado didaticamente”, ressalta Glaucia Marinho, coordenadora do curso. A aluna Catarina de Oliveira aproveitou para colocar em prática tudo o que foi visto em sala de aula. “Mais uma experiência incrível que a FAT me proporcionou. Hoje pude lidar com o público que tanto amo: as crianças. Agradeço à coordenação e à FAT por mais uma grande vivência”, agradece a futura pedagoga.