Psicólogos alertam sobre cuidados com a saúde mental em meio a pandemia

Na última segunda-feira (30.8), às 19h, o curso de Psicologia do Centro Universitário Mario Pontes Jucá – UMJ promoveu uma transmissão ao vivo sobre “A Psicologia e a Saúde Mental em Tempos de Pandemia”. O evento foi realizado no canal UMJ no YouTube e contou com a participação da psicóloga com  formação em Gestalt-terapia, diretora do Centro de Crescimento Humano e coordenadora do Projeto de Meditação, Lenise Ramos Cajueiro.

O evento homenageou também o dia do Psicólogo, celebrado dia 27 de agosto, e contou com a participação da coordenadora do curso de Psicologia e pró-reitora acadêmica da UMJ, Juliana Omena, e com a mediação do terapeuta sexual, do casal e da família  Roberto Lopes Sales. “Foi um momento bastante atípico, um momento com muitas incertezas, onde o profissional da psicologia teve que se reinventar. O medo da morte e das consequências econômicas impostas pelo cenário de pandemia, além da adoção de novos hábitos, como o isolamento social, contribuíram bastante para o aumento da ansiedade, depressão, entre outros”, destaca a psicóloga Lenise Ramos Cajueiro.

A ansiedade, o medo e a preocupação em contrair a Covid-19 tem provocado impactos psicológicos e prejuízos funcionais na população, a coordenadora do curso de Psicologia, Juliana Omena, ressalta a importância de promover essa discussão entre os alunos e professores. “Essa é uma discussão extremamente atual e os desafios e consequências de viver esse momento irão perdurar por muito tempo. Por isso, dialogar facilita o processo de alguns traumas”, comenta Juliana.