“Qualidade no Desenvolvimento de Softwares” é tema de palestra na Unidade Barro Duro

Alunos dos cursos de Engenharia da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da FAT participaram, na última terça-feira (28.8), na Unidade Barro Duro da faculdade, da palestra “Qualidade no Desenvolvimento de Software”, ministrada pelo gerente de sistemas da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz), Josué Barbosa. Pós-graduado em Engenharia de Software pela FAT, o palestrante explicou que a qualidade dos softwares se refere às medidas para que ele não perca, a longo prazo, o valor de investimento.

Isadora Menezes, aluna do 5. ° período de Engenharia da Computação e estagiária da SEFAZ, explica a importância da temática. “A secretaria dispõe de um grande aparato tecnológico. Discutir esse tema é indispensável para quem trabalha nesse segmento”, destacou ela. “O estágio ampliou minha visão de mercado. Hoje, vejo o serviço público de outra forma. Por isso, a importância de apresentar novas possibilidades para os estudantes’’, complementou Raul Duarte, aluno do 3. ° período do curso de ADS e, também, estagiário da Sefaz.

Bruno de Jesus, coordenador do curso de Análise de Sistemas, explica que “as técnicas e ferramentas que ajudam na aferição de qualidade, tanto no processo de desenvolvimento dos softwares, como nos produtos finais, são conhecimentos úteis a serem utilizados ao longo de todo o curso’’. Informações que têm sido utilizadas pela equipe da Sefaz. “A secretaria apresenta um alto nível físico e tecnológico. Eles têm exportado mão de obra para grandes empresas da área. Por isso, a convidamos para apresentar as inovações que contribuem com a economia dos recursos públicos’’, salienta Oswaldo Cavalcante, coordenador do curso de Engenharia da Computação.

Experiências e inovações que têm contribuído para a formação acadêmica. “É imprescindível buscar locais que ofereçam campo de estágio e de pesquisa para nossos alunos. A Sefaz, por exemplo, é referência na área e tem recebido os estudantes da FAT de braços abertos”, agradece Maria Floriano, gerente de extensão da faculdade.