Querer é poder? Para aluna da FAT, sim!

Ela é estudante do curso de Direito da FAT, mãe de João Gabriel, de 2 anos, e Coordenadora do setor Compras e Suprimentos da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió. Aos 24 anos, Dayse Amancio prova que “querer é poder” e já se prepara para realizar mais um sonho: o lançamento do primeiro livro, o romance “O ateísta – quando o amor vence uma crença”, que deve chegar às livrarias alagoanas no mês de dezembro.

Mas até chegar onde está, Dayse percorreu um longo caminho. Natural de Paulo Jacinto, no agreste alagoano, ela conta que, na infância, sofreu bullying por ser muito estudiosa e passou a ter aversão a qualquer tipo de injustiça. “Desde então, decidi lutar contra esse vilão, ceifador de sonhos e, assim, nasceu a paixão pelo Direito”, relembra. Mas para realizar esse sonho, ela teria que mudar de cidade, um custo alto para a família.

Dayse prestou vestibular para a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), campus de Palmeira dos Índios, onde estudou até o último ano do curso de História. “Não estava realizada. Quando estava perto de me formar, usei a nota do Enem para ingressar na FAT e hoje sei que foi a melhor escolha que fiz”, salienta ela, que conseguiu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e deu início a uma nova jornada.

De lá para cá, Dayse vem acumulando conquistas. “No primeiro dia de aula, tive a certeza de que minhas expectativas seriam atendidas. Ainda no primeiro ano de curso, participei de um júri simulado que marcou a minha vida, por meio do qual desenvolvi minha capacidade de falar em público”, lembra. E, como o futuro tem pressa, já no início do curso a aluna alcançou a primeira conquista profissional. “Fui selecionada para trabalhar em uma das doze coordenações da Gestão Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS). Dediquei meu tempo a aprender toda a parte de instrução processual e me debrucei nos livros. No meu trabalho, tive oportunidade de aplicar todo conhecimento que obtive na faculdade’’, explica. E não demorou muito até Dayse assumir a Coordenação Geral de Compras e Suprimentos da SMS. “Atualmente, sou responsável por coordenar processos licitatórios na fase interna, o setor de processos judiciais e o setor de suprimentos’’, complementa.

E para quem ainda está em dúvida sobre qual caminho seguir para realizar os sonhos profissionais, ela deixa um recado: “todo apoio e incentivo que recebi na FAT me ajudaram a ter coragem suficiente para assumir grandes desafios. Aprendi a otimizar meu tempo, a acreditar no meu potencial, a entender que o futuro está logo ali na frente. E o sucesso? Ele é apenas o resultado da soma dos nossos esforços’’.