“Relações étnico-raciais” é tema de ciclo de palestras para os alunos de Serviço Social

“A Questão Étnico-Racial e o Serviço Social” foi o tema do ciclo de palestras realizado pelo curso de Serviço Social, na última terça-feira (10.9), no auditório da Unidade Antares da FAT. O tema é um dos eixos de discussão do Conselho Regional de Serviço Social, que fomenta um amplo debate sobre o preconceito a fim de identificar as lacunas e entender o papel do assistente social na busca do combate ao racismo nos espaços profissionais. “Trabalhamos com as desigualdades sociais e percebemos que o racismo ainda é muito evidente, o que reforça a necessidade do pensar e agir profissional nesse sentido”, explica Meirejane Costa, coordenadora do curso de Serviço Social da FAT.

“Políticas Públicas e Raça: Ações Afirmativas no Ensino Superior” foi o tema que abriu a noite por meio de uma palestra com o sociólogo e doutorando em Educação, Fabson Calixto. “Pensando no contexto de exclusão do povo preto, as políticas atuais promovem a inserção do negro em uma universidade e isso é extremamente importante para o processo de afirmação desse indivíduo”, explica Fabson. Logo depois, foi a vez da pedagoga e mestra em educação, Adjane Ramos, desconstruir conceitos por meio de uma palestra em que destacou o preconceito enraizado na sociedade. “O racismo é uma questão histórica e omitida. E o assistente social precisa conhecer os fatos reais, como aconteceram, a fim de estar preparado para lidar com esse público”, salientou a palestrante.

Para Jacyara Freire, aluna do 8º período do curso, “o momento foi importante para discutir as nossas raízes, sobre o preconceito velado dento da sociedade e, dessa forma, poder proporcionar mais conhecimento sobre o tema aos futuros profissionais”.