Saúde da Mulher: UDA Barro Duro promove consultas e palestras alertando para prevenção e bem-estar
Com um ciclo de ações promovendo o autocuidado e palestras sobre a prevenção de doenças e o bem-estar na mulher, a ação em alusão ao Outubro Rosa, na UDA Barro Duro, reuniu, no último sábado (16), mulheres de vários bairros de Maceió. Entre os serviços realizados, às participante tiveram acesso a vacinas, aferição de pressão, glicemia, antropometria, citologia, testes rápidos, consultas ginecológicas, exames de mamografia, orientação nutricional, orientação de direitos e benefícios para pacientes com câncer de mama, palestras, atividade física e dança, além de sorteios de brindes.
A servidora pública Laudeci Cunha dos Santos, foi uma das mulheres que participou do evento. Ela ficou sabendo por meio de uma amiga e aproveitou a oportunidade para realizar os exames que, por conta da epidemia, deixou de lado o cuidado. “O atendimento foi ótimo, as meninas são muito atenciosas e todo mundo muito preocupado em desenvolver as ações, foi um dia maravilhoso e muito proveitoso. A gente acaba empurrando para cuidar da família, e fica deixando para se cuidar depois. A mulher, geralmente, como provedora do lar, precisa, primeiramente, se cuidar e esses momentos proporcionam a elas fazer todo tipo de check-up”, contou.
O evento começou com uma série de atividades físicas e dança realizada pelo personal trainer Giuliano Barros, que animou as participantes e colaboradores do momento que contou com profissionais da UDA, professores e alunos do Centro Universitário Mario Pontes Jucá – UMJ. “Participar deste momento está sendo bastante interessante. O tema que escolhemos para falar foi a importância dos alimentos funcionais na prevenção do câncer de mama e, também, do cólon de útero. Além disso, nós, estudantes de Nutrição, orientamos as mulheres a terem uma reeducação alimentar e conscientizando sobre o consumo de alimentos processados e industrializados. A prevenção é para todos, para que seja evitado um agravo mais para frente”, finalizou Brenda Maria, aluna do 6º período do Curso de Nutrição da UMJ.
A ação também contou com a participação dos alunos do Curso de Enfermagem, abordando sobre os cuidados e prevenção para evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) nas mulheres e seus parceiros, assim como a distribuição de preservativos e palestra de conscientização dos métodos contraceptivos. “É uma troca de aprendizagem, passamos o que aprendemos durante o curso e também ouvimos e tiramos as dúvidas sobre os assuntos abordados, além de ser um momento de descontração”, conta Isabelle Cristina, aluna do 6º período do Curso de Enfermagem da UMJ.
Já o Curso de Direito apresentou, por meio do Grupo de Pesquisa Gênero de Vitimologia, questões de gênero e o lugar da mulher na sociedade, abordado sobre a sexualidade e a importância de conhecer os seus direitos. “Estamos tentando sensibilizar, por meio do grupo, e conscientizar que existe uma rede para atendê-las e que pode ser usada por elas. Infelizmente muitas mulheres não têm conhecimento tanto em relação à saúde, seus direitos e onde buscar apoio em caso de violência contra a mulher, por exemplo. E viemos trazer esse tema para elas nessa ação de hoje” explicou
Compartilhe nas redes sociais