Segunda edição do Seminário de Arquitetura e Urbanismo é realizada na Unidade Barro Duro

Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAT participaram, nos dias 3 e 4 de maio, no auditório da unidade Barro Duro, do “II seminário de Arquitetura e Urbanismo” que, nesta edição, levantou discussões sobre projetos, tecnologia, patrimônio e a história da Arquitetura por meio de palestras ministradas pelos arquitetos Juliana Batista, Solange Chroniaris, Gilvan Rodrigues, Josemary Omena, Lucia Tone e Mariana Magalhães.

As vantagens e desvantagens em aplicar a tecnologia Building Information Modeling (BIM), que em português, significa Modelagem da Informação da Construção foi um dos destaques da palestra do arquiteto Gilvan Rodrigues. “Desde que iniciei a carreira, faço arquitetura utilizando a tecnologia.  O BIM é utilizado na Europa e, há 13 anos, aplico nos projetos que assino”, explicou ele.

Referência Normativas, Desempenho e Eficiência Energética de Edificações: Interfaces com o Processo de Projeto também esteve em discussão durante a palestra da arquiteta Juliana Oliveira, que apresentou uma visão mais prática do tema. “Cada palestrante traz suas experiências profissionais e pessoais da profissão que podem agregar na formação dos estudantes”, salientou.

A arquiteta Josemary Omena parabenizou a faculdade pela iniciativa. “Abordar essas discussões em ambiente acadêmico é importante para despertar o senso crítico dos alunos”, explica ela, que falou sobre casos e descasos de preservação em Alagoas.  Para a aluna do 9.° período do curso, Mauriceia Cavalcanti, eventos como esses estreitam a relação do aluno com o mercado de trabalho. “O contato mais próximo com os profissionais da área enriquece ainda mais a minha formação”, disse.

Para a coordenadora do curso, Juliana Lessa, a realização de seminários tem como principal objetivo ampliar os conhecimentos dos alunos. “Por meio deles, destacamos a prática da profissão a partir da visão de grandes profissionais e promovemos debates entre os alunos de todos os períodos, o corpo docente da FAT, e palestrantes’’, finaliza a coordenadora, feliz com o sucesso de mais um evento.