FAT participa do III Encontro Regional das Licenciaturas

Discutir, socializar e avaliar ações de inclusão no cenário educacional brasileiro. Esses foram alguns dos objetivos da participação da FAT no III Encontro Regional das Licenciaturas (Erelic), evento promovido pela Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) realizado no período de 15 a 17 de dezembro, no Campus Maceió do Ifal. A coordenadora do curso de Pedagogia, Glaucia Marinho, ressalta a importância dos professores e estudantes no evento. “É um momento único! Os docentes estão tendo a oportunidade de discutir sobre educação com grandes educadores”, comentou.

A abertura do evento contou com a participação de Fátima Lippo, Diretora de Ensino da Unidade Antares da FAT. “O Erelic é um programa de iniciação para os futuros pedagogos. Aqui, eles estão são introduzidos em ambientes que irão vivenciar no futuro”, relata a diretora, que participou da mesa-redonda com o tema “Espaços-tempos da formação de professores no Brasil: cenários, reflexões e perspectivas”.

Damião Augusto de Farias, diretor geral do Instituto Federal de Alagoas, Campus Maceió, também ressalta a importância do momento. “Discutir sobre os lugares e os momentos da formação docente em nosso país, problematizando, por exemplo, os ambientes físicos, curriculares, metodológicos, teóricos e práticos em que se constrói a docência, numa perspectiva histórico-social e política. É isso o que estamos propondo”, complementa.

A estudante do 6.° período do curso de Pedagogia da FAT, Laura de Mendonça, participou do evento pela primeira vez. “Tive a oportunidade de socializar em momentos únicos. Cada palestra, roda de conversa e, até mesmo, as apresentações contribuíram para a minha formação. Um momento ímpar, sem dúvidas”, relata a futura pedagoga.

A terceira edição do encontro contou com grandes nomes da área da licenciatura, como: Karla Cristina Silva Sousa, Wilmo Ernesto Francisco Júnior, Bruno Rogério Duarte da Silva, Hélder Eterno da Silveira, Cledilma Ferreira, Thaís Ludmila Ranieri, Abdizia Alves Barros, Angelo Rodrigo Bianchini, Janaína Guimarães, Ana Regina Marinho Dantas Barboza da Rocha Serafim, Susana Maria Barrios Luis, Isabela Rosália Lima de Araújo, Regina Maria de Oliveira Brasileiro, Nilson de Souza Cardoso, Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Yana Liss Soares GomesQuésia Duarte da Silva, Acildo da Silva Leite, Maria Danielle Araújo Mota, Ricardo Araújo Lisboa, Lúcia de Fátima Santos, Fabson Calixto da Silva, Adenize Costa Acioli, Profa. Ma. Divanir Maria de Lima, Paula Almeida de Castro, Carloney Alves de Oliveira, Wanessa Lopes de Melo, Keila Cruz Moreira, José Augusto Ramos da Luz, Elaine Soeira, Maysa Araújo Correia Souza, João Danilo Batista de Oliveira, Maria Dolores Fortes Alves, Edileine Vieira Machado da Silva, Flávia Cristina de Macêdo Santana, Ana Cristina Limeira, e Maria Consuelo Correia.