IV Seminário de Iniciação Científica da UMJ reúne projetos de diferentes áreas do conhecimento

09 - Rodrigo Serafim-09

Na noite desta segunda-feira (29.09), o IV Seminário de Iniciação Científica 2025.1 da UMJ reuniu estudantes de diversos cursos para a apresentação de projetos aprovados no edital da instituição. O evento promoveu apresentações nas modalidades oral e banner, fortalecendo a pesquisa acadêmica e estimulando o pensamento crítico e a interdisciplinaridade.

No auditório, cinco trabalhos foram apresentados na modalidade oral:

Odontologia: Relação entre o uso do cigarro eletrônico e a saúde periodontal

Psicologia: A internalização das normas de gênero e a violência simbólica contra mulheres negras em Maceió no século XXI

Enfermagem: Perfil epidemiológico das arboviroses em Maceió

Pedagogia: Os instrumentos avaliativos utilizados pelos professores da educação de jovens e adultos (EJAI)

Psicologia: Quem cuida de quem cuida? Potencialidades e desafios voltados para promoção à saúde mental

No corredor do auditório, os demais trabalhos foram exibidos na modalidade banner, possibilitando a interação direta entre pesquisadores e visitantes.

O Seminário de Iniciação Científica é considerado uma atividade essencial para a formação integral dos estudantes, pois permite que apresentem publicamente seus projetos, recebam feedback de professores e colegas, e exercitem habilidades de comunicação oral e escrita. Além disso, incentiva a cultura científica, integra ensino, pesquisa e extensão, e promove a troca de saberes entre diferentes áreas do conhecimento. Para a pro-reitora de Extensão da UMJ, Palloma Araújo incentivar o conhecimento científico dos alunos é uma das grandes missões do ensino superior. ” A extensão é uma forma do aluno aplicar os conhecimentos adquiridos de forma prática, estimulando a integração dos saberes acadêmicos”.

A realização do evento reforça o compromisso da UMJ em formar profissionais críticos, criativos e preparados para contribuir com o avanço científico e tecnológico em diversas áreas da sociedade.

Compartilhe nas redes sociais