Quais são as áreas de atuação de um Psicólogo?

Você sabe quais são as áreas de atuação de um Psicólogo?

Com certeza você já passou por uma situação que causou em você atitudes diferentes das quais tomaria em um momento de maior estabilidade emocional? Se a resposta for sim você deve ter tido a oportunidade de ser atendido por um profissional da área e sabe a importância do suporte de um Psicólogo em momentos específicos. Mas você sabe o que é a Psicologia e quais são as aŕeas de atuação de um Psicólogo?

A Psicologia é a ciência responsável pelo estudo do comportamento das pessoas, individual e coletivo, e, sobretudo, por sua amplitude do campo de aplicação, por isso, esse curso vem ocupando um espaço de destaque na sociedade.

Contudo, essa área apresenta diversos segmentos de atuação e suas aplicações podem ser tanto para grupos quanto para atendimentos individuais, separamos alguns para você conhecer!

Quais são as áreas de atuação da Psicologia?

Entre algumas das áreas de atuação da Psicologia estão: hospitalar, escolar, do trabalho e clínica. Essas divisões são importantes para que possam ser exploradas e estudadas de forma separada, seguindo as atividades desenvolvidas em cada um desses campos de atuação. Você sabe quais são as áreas de atuação de um Psicólogo?

Reunimos as principais possibilidades de atuação para você conhecer e avaliar as opções para a sua carreira. Quem sabe o seu perfil não se encaixa em alguma delas?

Psicologia Educacional

Desde já, dos papéis da escola é atuar com orientação na construção do caráter de seus alunos, em sua cidadania e no desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais essenciais para a convivência em sociedade.

Todavia, esse profissional se faz indispensável na elaboração do plano pedagógico do colégio e na construção do processo educacional de todo o corpo discente. Além disso, esse profissional ajuda o corpo docente, em relação a casos específicos que envolvem necessidades especiais por parte dos estudantes e seus familiares.

Psicologia Hospitalar e Clínica

Contudo, essa área o Psicólogo possui demandas de atuação interdisciplinar, com foco na psicoterapia mais breve. Devido às complicações que podem surgir em um ambiente que existe interação entre profissionais de saúde, doentes e familiares, existem alguns setores de intervenção nos quais o psicólogo hospitalar pode atuar. São eles: UTI’s, Cardiologia, Oncologia, Emergência, Nefrologia etc.

Psicologia Clínica

Conforme a visão clássica atribuída ao psicólogo clínico onde o atendimento é realizado em seu próprio consultório de forma individual. Essa aplicação da área tem sido explorada em outros ambientes destinados à saúde, como: unidades básicas de saúde, centros de atenção psicossocial, ambulatórios e, até mesmo, ao atendimento domiciliar ou a  distância.

Psicologia na UMJ

Dessa forma, o curso de Psicologia do Centro Universitário Mario Pontes Jucá Filho – UMJ possui uma abrangência em seu conteúdo, possibilitando ao aluno uma formação especializada e de responsabilidade social. Essas características permitem que o aluno possa atuar em diversos campos de atuação como: educação, trabalho e saúde com um nível técnico elevado.

Por Mariana Moura