UMJ encerra I Meeting Odonto 2025 com reflexões sobre ética, fiscalização e responsabilidade social na prática odontológica

IMG_6167

O segundo dia do I Meeting Odonto 2025: práticas exitosas e novos olhares para a formação em Odontologia reuniu, nesta quinta-feira (23), profissionais e estudantes no auditório do Centro Universitário Mario Pontes Jucá (UMJ) para um diálogo técnico e ético sobre o exercício da profissão, contemplando o I Nivelamento Integrado em práticas odontológicas.

A programação marcou o encerramento do evento, que celebrou os 10 anos do curso de Odontologia da instituição e integrou as comemorações do mês do Cirurgião-Dentista. Com o tema “A prática odontológica sob o olhar da Vigilância Sanitária e da Fiscalização Profissional”, o encontro contou com as palestras do cirurgião-dentista e fiscal da VISA/Maceió, Marcos Lucena, e do coordenador do Departamento de Fiscalização do CRO/AL, Arthur Wanderley. As falas destacaram o papel das instituições de controle na garantia da segurança do paciente, da qualidade dos serviços e do cumprimento das normas sanitárias e éticas.

Marcos Lucena abordou os desafios da atuação fiscalizatória e o impacto das boas práticas de biossegurança no cotidiano dos consultórios e clínicas. Já Arthur Wanderley trouxe a visão do Conselho Regional de Odontologia sobre o exercício legal da profissão e a importância de orientar e prevenir irregularidades.

O Meeting Odonto 2025 também promoveu integração entre ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação crítica e responsável dos futuros cirurgiões-dentistas. Para a coordenadora do curso, professora Lidianne Rocha, o Meeting simboliza uma virada de maturidade para a Odontologia da UMJ. “Este evento traduz o que acreditamos na formação em saúde: o equilíbrio entre a ciência, a prática responsável e o compromisso com a sociedade. Ver nossos estudantes protagonizando discussões éticas e técnicas é a melhor celebração dos 10 anos do curso”, destacou.

O evento reafirmou o compromisso da UMJ com uma formação que alia conhecimento técnico, ética profissional e compromisso social, pilares que sustentam a trajetória de uma década do curso de Odontologia.

Compartilhe nas redes sociais