Semana da Responsabilidade Social: FAT promove oficina para crianças assistidas pela Legião da Boa Vontade (LBV)

Jogo da memória, pega-varetas, pescaria, argola, jogos de lógica e de raciocínio. As atividades, organizadas pelos alunos do curso de Psicologia da FAT, sob a supervisão da psicóloga Verônica Barbosa, professora do curso, fizeram parte da Oficina de Aprendizagem Psicomotora, voltada para as crianças de 7 a 11 anos atendidas pela Legião da Boa Vontade (LBV), realizada na última quinta-feira (20.9), na Unidade Barro Duro da FAT como parte da programação  da Semana da Responsabilidade FAT 2018, evento promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) que tem, como objetivo, incentivar o engajamento social e a formação cidadã, além de proporcionar, aos estudantes, o exercício da prática profissional.

“As oficinas têm a proposta de estimular as crianças, do ponto de vista neuropsicomotor e a da inteligência, como se fosse uma ‘ginástica’ para o cérebro. Para os alunos de Psicologia, é uma forma de unir a teoria e a prática da disciplina de aprendizagem educacional. É uma grande satisfação contribuir com a proposta de unir cidadania à teoria e à prática profissional”, explica Verônica. Renato Gomes, aluno do 6. ° período do curso, elaborou um jogo da memória mais dinâmico, utilizando produtos recicláveis. “Pensamos em uma técnica para desenvolver o aprendizado e a concentração das crianças. Foi muito divertido e gratificante”, conta ele.

A gestora administrativa da LBV, Renata Lima, explica que o projeto atende a crianças em situação de vulnerabilidade social. “Elas realmente precisam de assistência e, por isso, essas parcerias são muito importantes”, salienta ela, ao agradecer o apoio da FAT.

Atividades

A Semana da Responsabilidade Social, que teve início no dia 17 e segue até o dia 22, nas unidades Barro Duro e Antares, conta com uma programação diversificada, com uma feira de troca de livros e oficinas gratuitas sobre diversos temas, como Elaboração de Currículos, Processo Seletivo Simulado (com dicas e feedbacks para os participantes), Produção de Pão Delícia, Produção de Bolos sem Lactose, Produção de Massas Frescas, Oficina de Aprendizagem para Crianças, Oficinas Terapêuticas de Isostretching, Avaliação do Peso da Mochila e Alongamento, Como Economizar Energia e a Leitura da Energia Elétrica, Como Regularizar uma Construção, além de palestras sobre “Argumentação, Cidadania e Pensamento Crítico”, “Vantagens da Formalização” e  “Formação de Preço”.

A bibliotecária de FAT, Monique Santos, explica que o projeto da feira de livros surgiu com o intuito de fomentar o hábito da leitura entre a sociedade e toda comunidade acadêmica. “A ideia é ler e trocar. Como sabemos que livros ainda têm um custo alto, pensamos na feira para que as pessoas possam ampliar sua própria biblioteca e não ficar com o aquele livro que já leu em casa sem utilização’’, disse.

A empresária Socorro Elizário participou da Oficina de Produção de Bolos sem Lactose. Ela é dona de uma cantina e buscou se especializar a fim de empregar os conhecimentos adquiridos em seu negócio. ‘’Nós sabemos a dificuldade que ainda é encontrar comidas sem lactose no mercado e percebi na oficina uma oportunidade de levar o que aprendi para minha empresa e atender a todos os públicos’’, explicou.

Suziane Eliziari está concluindo o ensino médico e, depois de participar da Oficina de Pão Delícia, teve a certeza de que quer cursar Gastronomia. ‘’Sempre gostei de cozinhar. Depois de ter contato com o funcionamento de uma cozinha profissional, escolhi minha profissão’’, conta.

Para a Assistente de Recursos Humanos da FAT, Monique Rocha, a Semana da Responsabilidade Social tem como objetivo envolver a sociedade e toda a comunidade acadêmica. “É um evento que proporciona o engajamento social e a formação cidadã. Sem dúvida, um marco para a formação dos nossos alunos”, conclui.