Tendências de mercado e incentivo à pesquisa científica são destaques na III Mostra de Integração Tecnológica

Alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Engenharia da Computação da FAT participaram, no período de 15 a 18 de maio, da terceira edição da Mostra de Integração Tecnológica, evento realizado na unidade Barro Duro. Tendências de mercado e incentivo à pesquisa científica foram temas em destaque durante as palestras, ministradas pelos professores da instituição, que movimentaram a Mostra. “Esse é um evento realizado semestralmente devido à necessidade de atualização constante das duas áreas de atuação. É preciso estar atento às inovações do mercado de trabalho”, explica Juliana Omena, Diretora de Ensino da FAT.

“Modelo para classificação de nódulos pulmonares pequenos” foi o tema da palestra de abertura do evento, ministrada pelo professor Ailton Félix. O professor Ítalo Marinho também participou do evento com o tema “Anarquia e Gerenciamento de Projeto’’, e Wendell Soares falou sobre os desafios e propostas da transmissão de mídias ao vivo pela Internet.  “Apresentei aos nossos alunos os meios para melhorar a experiência do usuário’’, disse Soares.

Para o coordenador do curso de ADS, Társis Toledo, o evento é uma forma de fomentar a pesquisa e extensão. “Cada professor é especialista em uma área e, algumas vezes, o assunto pode não ser explorado em sala de aula. Por isso, é importante que eles compartilhem suas pesquisas a fim de despertar no aluno o olhar para a pesquisa e a atenção às novidades do mercado”, destaca o coordenador.

Falando em pesquisa, os alunos Diego Barros, Sérgio de Lima e Tiago de Lima, do 4.° período de ADS, apresentaram ao público o tema que o grupo vem estudando há dois meses, sob a supervisão do professor José Neto. “O catálogo de serviços utilizando dados abertos tem, como objetivo, melhorar o acesso da população às informações referentes à saúde, educação e segurança fornecidos pelo Estado de Alagoas’’, explica Tiago de Lima. “Há uma infinidade de áreas em que podem ser aplicadas as técnicas de computação. Por isso, é fundamental abrir a mente dos alunos para que percebam esse universo, que vai além dos assuntos abordados em sala de aula”, salienta Oswaldo Cavalcante, coordenador do curso de Engenharia da Computação da FAT.

 

Compartilhe nas redes sociais