Trabalhos científicos são apresentados durante a Semana da Enfermagem Alagoana realizada na FAT

A unidade Barro Duro da FAT sediou, no período de 14 a 18 de maio, uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial do Enfermeiro. A instituição participou da Semana da Enfermagem Alagoana, evento promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), além de promover uma série atividades internas ao longo da semana. ‘’O evento contemplou diversas áreas da  Enfermagem, proporcionando aos nossos alunos um conhecimento amplo da profissão que escolheram’’, destaca Juliana Omena, Diretora de Ensino da FAT.

Para abrir as atividades, o professor de Anatomia da instituição, Bernardo Lucena, ministrou uma aula-show utilizando a tecnologia de realidade aumentada como recurso para formação em Saúde. A ferramenta será implantada no segundo semestre de 2018 em todos os cursos da área de saúde da FAT. “As aulas passam a ser mais interativas e dinâmicas porque a tecnologia permite estudar o corpo humano em três dimensões e possibilita o acesso, em casa, para revisão do conteúdo visto em sala de aula’’, explica.

Durante o evento, Wbiratan Souza, coordenador da Assessoria Técnica do Coren Alagoas, apresentou aos futuros enfermeiros as atribuições e o código de ética, e destacou como o amor à profissão tem feito a diferença na vida dos pacientes. “A Enfermagem exige dedicação e compromisso. Por isso, é fundamental estreitar esse relacionamento entre os profissionais da área e os futuros enfermeiros”, disse.

O enfermeiro Jaconias Freire, ex-aluno da FAT, ministrou um minicurso sobre noções básicas de urgência e emergência. “Alinhando teoria e prática, simulei algumas situações, como um atropelamento e, juntos, executamos o passo a passo para o socorro da vítima’’, explicou. A produção científica também foi contemplada durante o evento. “Incentivamos a produção de trabalhos científicos por meio da apresentação de artigos. Nossa preocupação é com a formação completa dos nossos alunos”, destaca Naíde Ribas, coordenadora do curso de Enfermagem da FAT.

Anne Alves, aluna do 6.º período do curso de Enfermagem da FAT, fez parte da comissão organizadora do evento e gostou da experiência. “Busco participar de atividades que possam somar à minha formação. Durante essa semana, tive a oportunidade de ter contato com produções científicas e com a parte prática da profissão’’, comemora.

E para encerrar as atividades da Semana da Enfermagem, a FAT recebeu a Unidade Móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), que mobilizou colaboradores, alunos e a comunidade. “A FAT, além do ensino de qualidade, busca em oportunidades como essa reforçar a missão institucional e se aproximar da sociedade”, finaliza Fátima Lippo, Diretora de Planejamento da FAT.