UMJ apresenta regulamento do II Festival Cultural 2025

O Centro Universitário Mario Pontes Jucá (UMJ) realizou nesta quarta-feira a reunião com os representantes de turma para apresentar o regulamento do II Festival Cultural da UMJ, que será realizado entre os dias 28 e 31 de outubro de 2025.
Com o tema “A Música como Expressão Cultural: do Local ao Mundial”, o evento tem como objetivo valorizar a música como linguagem universal, estimulando a criatividade, o senso crítico, a responsabilidade social e a integração comunitária entre os estudantes.
A programação prevê quatro dias de atividades. No dia 28 de outubro haverá a abertura oficial no Auditório da UMJ, com palestra, roda de conversa e orientações para a Noite Cultural, em evento limitado a 140 vagas e com certificação de quatro horas. No dia 29 será realizada uma ação social com entrega de donativos a ONGs locais, fruto de arrecadação iniciada em setembro. Já no dia 30 ocorre a Feira de Exposições “A Música Acadêmica”, organizada pelas turmas em salas de aula temáticas. O encerramento acontece no dia 31, com a Noite Cultural no pátio principal da instituição.
As atividades avaliadas incluem paródia acadêmica e clipe musical, ação social com entidades filantrópicas, desfile de fantasia musical e a feira de exposições. Os critérios de avaliação abrangem criatividade, pertinência acadêmica, impacto social, organização e integração cultural.

As turmas vencedoras receberão troféus de ouro, prata e bronze, além de certificados e premiações definidas pela Diretoria da UMJ. Também haverá prêmios individuais em categorias como melhor paródia, melhor cenário, trabalho mais criativo e inovação cultural.
Durante a reunião, o coordenador de Eventos, Melquizedeque Francisco reforçou importância do envolvimento de todos os cursos e destacou “ o festival deve ser vivido em espírito de equipe, responsabilidade social e respeito à diversidade”.
O II Festival Cultural da UMJ se consolida como um espaço de integração acadêmica e expressão artística, estimulando a reflexão crítica sobre o papel da música na formação cidadã e profissional dos estudantes.
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