Você sabe reaproveitar os alimentos?

Dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) revelam que quase metade do que é colhido é jogado fora: entre cereais, o desperdício é de 30%; entre os pescados, carne de gado e produtos lácteos, o descarte chega a 20%. Ainda segundo a  FAO, o descarte de 30% de tudo do que é produzido gera um prejuízo econômico de cerca de US$ 940 bilhões por ano, ou cerca de R$ 3 trilhões.

Para evitar o desperdício e incentivar o reaproveitamento dos alimentos, os alunos dos cursos de Nutrição e de Gastronomia da FAT, sob supervisão da coordenadora do curso de Nutrição, Deborah Cavalcante, promoveram, nos últimos dias 26 e 28, oficinas de Aproveitamento Integral dos Alimentos e Boas Práticas de Manipulação. As aulas foram realizadas na Unidade Barro Duro e tiveram como público as instituições cadastradas no Programa Mesa Brasil Sesc – rede nacional de bancos de alimentos que tem como objetivo contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza por meio de ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos, para as quais foram ensinadas as técnicas culinárias para melhorar o sabor, a aparência, e a preparação de novos produtos.

Ainda durante a oficina, foram ensinadas as receitas desenvolvidas pela coordenadora Deborah Cavalcante e pelo professor do curso de Gastronomia, Gustavo Gaeta, que utilizam os alimentos mais doados para o Mesa Brasil. “Eu percebia que, de modo geral, há um grande desperdício de alimentos e, por isso, envolvi os alunos dos cursos de Gastronomia, com os conhecimentos técnicos, e os de Nutrição para apresentar as qualidades nutricionais dos alimentos e as boas práticas de manipulação para as instituições a fim de que elas aproveitem, da melhor maneira possível, as doações’’, explica a coordenadora.

Para Liziane Damaceno, analista em Nutrição do SESC, a capacitação das instituições é fundamental para o melhor atendimento às famílias assistidas pelo Programa. “É importante utilizar partes não convencionais dos alimentos, como cascas, sementes e talos, incentivando o aproveitamento integral, este que apresenta alto valor nutricional”, disse. “Também falamos sobre os cuidados na manipulação dos alimentos, as maneiras de reduzir a contaminação, a forma correta de lavar as mãos, e destacamos os alimentos com alto valor nutricional’’, pontuou Bárbara Moraes, professora do curso de Nutrição. Para o aluno do 5.° período do curso de Gastronomia, Thiago Sampaio, durante as oficinas os estudantes colocaram em prática o que vêm aprendendo em sala de aula. “Na faculdade, nós recebemos orientações quanto ao desperdício e, hoje, tivemos a oportunidade de multiplicar essas lições”, comemora o estudante.

Entre as receitas ensinadas durante a oficina, destaque para o Hambúrguer de Beterraba com Feijão Carioca, Molho de Catupiry Caseiro, Suco de Abacaxi e Hortelã da Folha Miúda, e Pão de Macaxeira. E todas foram aprovadas pelo público. A engenheira civil, Isabel Oliveira, representante de uma das instituições atendidas pelo Mesa Brasil Sesc, conta que ficou surpresa com o sabor dos pratos. “Uma delícia!  Não esperava que o hambúrguer de beterraba com feijão carioca, por exemplo, daria certo. Agora vou usar o que aprendi na oficina para aproveitar melhor as doações que recebemos”, conclui.