Alunos de Fisioterapia atendem estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental durante a realização do Projeto “Pé Chato’’

Alunos do 3.º período do curso de Fisioterapia da FAT participaram, na última quarta-feira (11.4), de uma aula diferente. Divididos em grupos, eles realizaram atendimento, sob a supervisão de professores do curso, aos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Colégio Santíssimo Senhor, localizado na Serraria. Por meio de técnicas fisioterápicas, brincadeiras e exames, os alunos da FAT realizaram o projeto Pé Chato, uma análise anatômica dos pés das crianças.

“Pé plano, em crianças, é uma disfunção biomecânica. Que, quando é detectada precocemente, é passível de correção, sob a orientação de um fisioterapeuta. Se não for tratado, pode causar alterações nos joelhos, coluna, quadril e, até, na forma de andar’’, explica Geraldo Magella, professor do curso de Fisioterapia da FAT.

Durante a ação, os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática o que estudaram em sala de aula. “É o nosso primeiro contato com futuros pacientes. Vamos identificar o problema, aplicar os exercícios terapêuticos necessários e, junto ao professor, indicar aos pais o tratamento necessário’’, disse o aluno Yago Santos, do curso de Fisioterapia. “É a partir da prática que começamos a estabelecer uma relação entre o fisioterapeuta e o paciente’’, complementou o aluno Daniel Pimentel.

Durante a atividade, os alunos encontraram um alto índice de crianças com pé plano. “A atividade foi importante para a prática do conteúdo da disciplina Cinesiologia e Biomecânica e para reforçar o compromisso da FAT com a comunidade”, salienta o professor Magella. “A nossa matriz curricular oferece aos alunos uma variedade de conhecimentos importantes para a sua formação. As atividades extraclasse auxiliam no desenvolvimento da aprendizagem. Além de permitir a autonomia deles, enquanto futuros fisioterapeutas’’, finaliza Geraedson Silva, coordenador do curso de Fisioterapia da FAT.