A Iniciação Científica é uma experiência de pesquisa desenvolvida por estudantes de graduação em diversas áreas do conhecimento. Em geral, trata-se do primeiro contato dos estudantes da graduação com a prática de pesquisa.

Desde a criação das primeiras universidades brasileiras se tem notícias de que jovens estudantes participam ativamente do trabalho de pesquisa desenvolvido nessas instituições. Aos poucos, a iniciação científica se torna uma prática sistemática e, com a criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq em 1951, a pesquisa foi institucionalizada de forma ampla, possibilitando a disponibilização das primeiras bolsas para estudantes e assim, progressivamente, a IC começou a se expandir. Foi graças a essa iniciativa que as universidades passaram a organizar seus programas internamente.

No Centro Universitário Mario Pontes Jucá – UMJ essa iniciativa não foi diferente, sendo que a iniciação científica teve início em 2015 quando ainda era a Faculdade de Tecnologia de Alagoas – FAT. Ao longo desse período a experiência de docentes-orientadores e dos estudantes da graduação só reafirma a importância da prática de investigação como mecanismo de fortalecimento para a formação profissional e como incentivo a seguirem carreiras científicas e na contribuição fundamental para se projetar o futuro do país.

Veja os editais disponíveis

Compartilhe nas redes sociais