Por que fazer monitoria na faculdade?
Ajudar os colegas nos estudos, resolver dúvidas de exercícios, dar apoio em trabalhos e auxiliar o professor em laboratórios. Essas são algumas das atividades realizadas por quem faz parte da monitoria de uma faculdade, programa que além de despertar no aluno o interesse pela docência, estimulando o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao seu exercício, promove a melhoria do ensino, valoriza o currículo, estabelece novos contatos e leva o aluno a desenvolver conhecimento, autonomia, dedicação, disciplina, responsabilidade e trabalho em equipe, competências muito valorizadas pelo mercado de trabalho.
Stelina Azevedo é aluna do 5º período do curso de Nutrição da FAT e monitora da disciplina Avaliação Nutricional I. Para ela, a monitoria foi importante para a inclusão no projeto de iniciação científica. “Essa já é minha segunda monitoria. A experiência tem sido muito produtiva pela possibilidade de rever assuntos e adquirir mais conhecimento por meio da interação aluno-aluno e aluno-professor”, destaca. “A monitoria é também uma oportunidade de ter o primeiro contato com a docência, mas é importante ressaltar que o monitor não ministra aula, ele é supervisionado constantemente pelo orientador durante os plantões para tirar dúvidas dos colegas, fazer revisões de conteúdos e estimular a parte prática da disciplina’’, explica Deborah Cavalcante, coordenadora do curso de Nutrição.
Diversos cursos de graduação realizam, periodicamente, processos seletivos para que os estudantes possam exercer funções específicas do seu curso e aprender além dos conhecimentos teóricos adquiridos durante seus estudos. Na FAT, por exemplo, todos os cursos apresentam possibilidade para o desenvolvimento de atividades de monitoria para os alunos, que são selecionados por meio de edital interno, divulgado antes do início de cada semestre. “São selecionados os alunos que tenham demonstrado desempenho acadêmico satisfatório na disciplina ou na área da monitoria. Dentre as atividades executadas, os alunos auxiliam naquelas direcionadas ao ensino e pesquisa. Além do amplo conhecimento adquirido no exercício da monitoria, o aluno ainda ganha horas como atividades complementares”, explica a coordenadora do curso de Pedagogia da FAT, Gláucia Marinho, que também já foi monitora. “A monitoria possibilitou o desenvolvimento da minha autonomia enquanto estudante que almejava dar prosseguimento na carreira acadêmica”, conta ela.
Ainda segundo Gláucia, exercer a função de monitor durante a formação acadêmica torna-se um diferencial nas entrevistas de emprego. “Afinal, o recrutador busca um profissional dedicado, que seja proativo e que goste de partilhar conhecimentos, sendo esses considerados pontos fundamentais para quem deseja ser promovido e busca o desenvolvimento profissional dentro de uma empresa”, salienta Gláucia.
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